Internacional Titulo
China descarta devolver avião americano em breve
Das Agências
08/05/2001 | 09:21
Compartilhar notícia


A China condenou nesta terça-feira o reinício dos vôos de espionagem americanos em seu litoral e descartou a possibilidade de devolver em breve o avião-espião retido no Sul do país desde o dia primeiro de abril.

Em reação à decisão americana, anunciada na segunda-feira à noite pelo Pentágono, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês reiterou a oposição de Pequim aos vôos de vigilância americanos e afirmou que iria se informar sobre a posição dos EUA.

Sun Yuxi, porta-voz da diplomacia, citado pela agência Nova China, convocou os Estados Unidos a "assumir as conseqüências" da colisão entre um avião EP-3 de vigilância eletrônica da marinha americana e um caça chinês, no dia primeiro na costa chinesa, e "a corrigir tais erros".

As relações entre a nova administração dos EUA e o governo chinês, que já não eram muito boas devido à venda de armas americanas a Taiwan, pioraram depois deste acidente, que provocou a morte do piloto chinês e a aterrissagem de emergência do EP-3 na ilha de Hainan.

Os 24 tripulantes foram liberados no final de onze dias e depois que Bush "lamentou" em várias ocasiões o incidente, mas não apresentou "desculpas".

Depois do incidente, os EUA suspenderam temporariamente seus vôos de vigilância na costa chinesa, retomados nesta segunda-feira, apesar dos protestos de Pequim.

Em relação ao avião-espião retido na ilha de Hainan, depois de manter silêncio em relação ao destino do aparelho, a China teve um primeiro gesto na semana passada quando autorizou um grupo de técnicos a vistoriar o aparelho e estudar a possibilidade de devolvê-lo.

Entretanto, o reinício na segunda-feira dos vôos de vigilância, parece que vai comprometer uma devolução a curto prazo do avião.

Antes de reclamar, o porta-voz chinês informou que Pequim não vai autorizar a partida do avião por via aérea, como desejava o secretário americano de Defesa Donald Rumsfeld. "A China deixou claro em várias ocasiões (...) que é impossível que o avião americano EP-3 volta a Estados Unidos por via aérea", declarou Sun. Ele convocou Washington a adotar uma atitude pragmática e construtiva para resolver o caso do avião.

O que não está claro é se a impossibilidade do avião americano decolar é puramente política ou técnica. O aparelho, equipado com sofisticados equipamentos eletrônicos, está avaliado em 80 milhões de dólares "Por enquanto, segundo os primeiros elementos da investigação, seria possível consertá-lo para que possa decolar, ainda que isto não seja totalmente garantido", declarou Rumsfeld numa entrevista na rede de televisão americana CBS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;