Memória Titulo
O centenário da matriarca dos Demarchi e Batistini

Ludia Flordalice Demarchi Battistini, a dona Alice, celebra 100 anos hoje como a matriarca de duas famílias tradicionais de São Bernardo...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Ludia Flordalice Demarchi Battistini, a dona Alice, celebra 100 anos hoje como a matriarca de duas famílias tradicionais de São Bernardo, Demarchi e Batistini, que são nomes de dois bairros das Colônias do Frango com Polenta. Dona Alice sai pouco de casa, mas continua lúcida, pronta a conversar com quem a procura e a distribuir conselhos sensatos.

A família tem em dona Alice uma indicadora de caminhos, entre os quais o da Memória. Alice e Cecília, duas de suas netas, trabalham na reedição de um vídeo com a história da avó - quando completou 90 anos, dona Alice ganhou um livro com suas memórias. Seguem algumas fotos. Elas nos remetem à família mais numerosa a viver numa única cidade - como escrevemos no Diário em 1972 ao nos referir aos Demarchi e suas ramificações com os Batistini, Morassi, Rocco, Marson e tantas outras famílias mais.

LINHA DO TEMPO

1909 - Alice nasce na Linha Galvão Bueno, filha de Maria Servidei e Matteo Demarchi.

1927 - O casamento com Ângelo Battistini.

1932 - O casal abre o Bar Flor de Liz, na Rua Marechal Deodoro, e ingressa no ramo comercial. Veio depois uma loja e em seguida a Casa Brasil, perto da igreja de Santa Filomena, frequentada pela alta sociedade da Vila.

1984 - Fechada a Casa Brasil.

Filhos: Honorina, Avelino, Marcelino, Maria, Clarice e Isidio.

DEPOIMENTO

"Meu pai conheceu minha mãe no posto de imigração, um sobradão da Marechal Deodoro. Meu avô era contra o namoro, porque Matteo tinha nove anos mais que ela. Casaram. Foram morar numa casa de pau-a-pique na represa. Começaram a fazer carvão e a plantar milho. Aí compraram uma colônia" (de uma entrevista gravada com dona Alice em maio de 1987).

 EM 6 DE MAIO DE...

1959 - Fundado o Rotary Clube Santo André Norte, então com o nome de Rotary Utinga, objeto de matéria nesta coluna no domingo passado e que promete novas fotos da sua história cinquentenária.

1969 - Chrysler inaugura fábrica de caminhões Dodge em Santo André.

 DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 6 de maio de 1979

Manchete - Governador (Paulo Maluf) anuncia programa para industrializar o interior

Santo André - Contabilizadas 50 favelas.

Rio Grande da Serra - Câmara não tem dinheiro nem para a conta de luz.

São Caetano - Armados com cinturões de correntes, mais de 100 soldados do Exército depredaram a sede do clube Saad. As causas permanecem desconhecidas.

HOJE

Dia do Taquígrafo, Dia do Cartógrafo e Dia do Ex-Combatente da Força Expedicionária Brasileira.

 SANTOS DO DIA

Benta, Domenico Savio, Evódio, Heliodoro e Idiberto.

 ALMANAQUE

Armando Ferreira das Neves

Nascimento: São Paulo, 6 de maio de 1912.

Vereador: 1952 a 1959.

Partidos: UDN e PRT.

Falecimento: 1981.

Autor do projeto de construção do posto de puericultura do bairro Jardim. Durante 16 anos viveu em Portugal. Fixou-se em Santo André no início da década de 1920. Foi comerciante, industriário e industrial. Criou o Saci (Serviço de Assistência ao Comércio e Indústria).

Paulinho Serra

Nome: Paulo Henrique Pinto Serra.

Nascimento: Santo André, 6 de maio de 1973.

Vereador: 2005 até hoje.

Partidos: PFL e PSDB.

Estabeleceu um recorde ao conseguir aprovar 18 projetos de lei, como a Lei de Reciclagem de Óleo e a obrigatoriedade de leitura individual da água nos condomínios. Advogado e economista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;