Internacional Titulo
Chávez chama García de 'ladrão e demagogo' e Toledo de 'traidor'
Da AFP
28/05/2006 | 17:23
Compartilhar notícia


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, atacou o candidato presidencial peruano Alan García, a quem chamou de "ladrão e demagogo", e criticou seu colega peruano, Alejandro Toledo, a quem classificou de "traidor dos povos indígenas".

Chávez lançou sua ofensiva durante seu programa dominical, "Alô, Presidente", que foi transmitido ao vivo da cidade boliviana de Tihuanacu, um mítico centro cerimonial indígena andino, localizado 71 km a oeste de La Paz, ao mesmo tempo em que pediu aos peruanos que votem no nacionalista Ollanta Humala, que enfrentará o social-democrata Alan García no segundo turno pela presidência no próximo domingo.

"Daqui, a poucos quilômetros do Peru, peço a Deus e ao povo peruano que dê uma demonstração no próximo domingo e que Ollanta Humala seja o próximo presidente do Peru", enfatizou.

O presidente venezuelano atacou frontalmente García, a quem acusou de ser "embusteiro, irresponsável e sem-vergonha", além de "ladrão e demagogo", em resposta ao que denunciou como "ataques gratuitos" contra sua pessoa por parte do ex-presidente peruano e atual candidato à chefatura de Estado.

Reiterou, além disso, que, caso García vença as eleições, a Venezuela romperá relações diplomáticas com o Peru por considerar o social-democrata um fator de desintegração para a América Latina.

"O presidente Toledo é um traidor que se apresenta como índio e está subordinado aos desígnios do império. Toledo será pó na História; ninguém lembrará dele".

Chávez realiza neste domingo seu terceiro dia de visita à Bolívia, onde na sexta-feira anunciou, junto com seu colega boliviano Evo Morales, o lançamento de um novo empreendimento petroleiro, um consórcio formado pelas firmas estatais venezuelana PDVSA e boliviana YPFB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;