Internacional Titulo
Oposicionista israelense denuncia 'catástrofe humanitária'
Das Agências
04/07/2002 | 10:07
Compartilhar notícia


O chefe da esquerda israelense (oposição), Yossi Sarid, denunciou a existência de uma "catástrofe humanitária" nos territórios palestinos, designando como responsáveis o presidente americano George W. Bush e o primeiro-ministro israelense Ariel Sharon.

"O presidente Bush devia saber que seu discurso ia provocar a reocupação (israelense) dos territórios palestinos e uma catástrofe humanitária", afirmou Sarid à rádio militar.

"Os Estados Unidos, os europeus e a ONU devem fazer tudo para aliviar os sofrimentos da população palestina, distribuir alimentos e medicamentos", acrescentou Sarid, chefe do partido de esquerda Meretz (10 deputados).

"Temos que lembrar ao presidente Bush e Ariel Sharon que matar de fome uma população civil de fome é um crime contra a humanidade pelo qual terão que prestar contas", acrescentou Sarid.

No dia 24 de junho, num discurso sobre a política para o Oriente Médio, Bush tinha convocado os palestinos a mudar seus dirigentes, pedindo a derrubada de Arafat como condição prévia para Washington aceitar a criação de um Estado palestino em três anos.

Desde o início da operação "Via Firme", no dia 19 de junho, o Exército israelense voltou a ocupar sete das oito grandes cidades da Cisjordânia, depois dos dois atentados suicidas em Jerusalém, que deixaram 26 mortos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;