Cultura & Lazer Titulo
Festival premia 'Huellas Borradas' e 'Chacotero Sentimental'
Do Diário do Grande ABC
27/08/2000 | 15:55
Compartilhar notícia


O segundo festival ibero-americano de cinema, que terminou na noite deste sábado, em Santa Cruz (Leste da Bolívia), concedeu o prêmio Tatu Tumpa aos filmes Huellas Borradas, do hispano-argentino Enrique Gabriel, e El Chacotero Sentimental, do chileno Christian Galaz.

O festival consagrou Huellas Borradas como melhor filme, por ``abordar com grande sensibilidade e rigor cinematográfico um tema universal de grande atualidade', segundo o júri, presidido pelo sacerdote Hugo Ara.

O filme - interpretado por Federico Luppi, Héctor Alterio, Mercedes Sampietro e Elena Anaya - narra o retorno de um velho escritor espanhol a Leao dias antes da sua transformaçao em um pântano.

Huellas Borradas obteve também uma mençao especial da Organizaçao Católica Internacional do Cinema (OCIC). O filme El Chacotero Sentimental foi destacado como melhor obra-prima e primeira mençao da OCIC, pela "grande destreza narrativa ao abordar, de forma original e criativa, uma temática de conteúdo social profundo'.

A obra do chileno Galaz narra ``o espaço radiofônico onde o condutor se transforma em um interlocutor próximo da audiência, permitindo a expressao daqueles que, diariamente, protagonizam sua própria existência'. Tamara Acosta, que participa do filme, ganhou o prêmio de melhor atriz.

Aberto em meados do mês, o segundo festival ibero-americano de cinema rendeu homenagem póstuma ao diretor cubano Tomás Gutiérrez Alea (de Morango e Chocolate).

A mostra reuniu 17 filmes, de 11 países. Além da exibiçao de uma retrospectiva da obra de Alea, o festival lembrou outros ilustres, como o mexicano Jorge Fons, com o filme Los Albañiles (1976).

Os cineastas Ruy Guerra, do Brasil, e Miguel Littín, do Chile, foram muito aplaudidos na exibiçao dos seus filmes mais recentes, Estorvo e Tierra de Fuego, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;