Cultura & Lazer Titulo Memória
Cantora norte-americana, Ella Fitzgerald morria há 20 anos

Dona de vozeirão, artista foi descoberta aos 16 anos

Por Vanessa Ratti
Especial para o Diário
15/06/2016 | 05:29
Compartilhar notícia
Reprodução


Um dos maiores ícones da música popular norte-americana morria neste mesmo dia , aos 79 anos. Vítima de diabetes, sua carreira estável, conquistada pela voz incomparável, parou de ser escrita há 20 anos. Mesmo assim, Ella Fitzgerald, menina pobre e filha de lavadeira que se tornou a Rainha do Jazz e também foi conhecida como Primeira-Dama da Canção, marcou época.

Só a música é capaz de mudanças como a que proporcionou na vida da artista. Com infância difícil e com série de tragédias familiares, a cantora influenciou o estilo bebop com o scat, que era basicamente a técnica de improvisar canções apenas com sons e não cantando palavras. Além disso, a alegria sempre esteve presente em suas apresentações.

Descoberta aos 16 anos depois de ganhar concurso que se candidatou como bailarina, ficou conhecida em 1930, com baladas românticas.

Duas décadas depois, chegou a gravar canções exclusivas para grandes cantores norte-americanos, dando novo ritmo à carreira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;