Setecidades Titulo Animais
Na região, só Santo André recebe vacina contra raiva

Cidade está na lista de 57 municípios prioritários do Estado que terão a imunização contra a doença

Por Alexandre Calisto
Especial para o Diário
14/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Santo André será a única cidade do Grande ABC a receber as primeiras doses da campanha de vacinação contra raiva animal. A cidade está na lista de 57 municípios prioritários do Estado que terão a imunização contra a doença.

Das 3 milhões de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, cerca de 60 mil serão destinadas a Santo André. A Capital receberá 1,7 milhão, seguida de Campinas (109,7 mil), Sorocaba (79 mil) e Mogi das Cruzes (73 mil).

Segundo a Secretaria de Saúde, os critérios para priorizar as cidades foram o número de casos registrados no ano passado, a população de cães e gatos e a proximidade com a Capital. De acordo com a Prefeitura de Santo André, a cidade apresentou apenas um caso em 2011. 
Segundo o órgão estadual, as doses serão entregues até março e cabe ao município promover a campanha de vacinação antirrábica, que deve ser realizada até maio.

A Prefeitura de Santo André informou que aguarda orientação da Secretaria de Saúde para o recebimento das doses e que ainda não há data prevista para iniciar a campanha, mas que Santo André está pronta para realizar a vacinação de cães e gatos.

Para atender o restante dos municípios, a Secretaria de Saúde aguarda mais 5 milhões de doses, a serem enviadas pela União.

Em 2010, o Ministério da Saúde suspendeu as campanhas de vacinação contra raiva em todo o País por constatar casos de reações e até morte de animais. Um mês antes, São Paulo já havia interrompido por também registrar reações adversas graves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;