Cultura & Lazer Titulo Cinema
Vai um Oscar aí?

Tradicional festa do cinema traz, em sua 87ª
edição, cardápio bem variado de superproduções

Por Marcela Munhoz
22/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Quem gosta, ao menos, um pouco de cinema espera ansiosamente pelos prêmios que vão coroar o que foi produzido no ano – nem que seja para ‘condecorar’ os piores filmes, como acontece com o Framboesa de Ouro, realizado ontem. O Oscar, apesar das críticas em relação à falta de criatividade nas piadas e figurinhas carimbadas que sempre levam a estatueta para casa, é unanimidade no quesito há 87 anos. Hoje, a partir das 20h30 no canal TNT e depois do Big Brother, na Globo, o telespectador verá, mais uma vez, as grandes estrelas desfilando pelo tapete vermelho estendido da Calçada da Fama ao Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Neste ano, o menu está bem sortido, com produções dos mais variados temas e estilos. Cada um listado na categoria melhor filme tem o seu próprio sabor. Os líderes de indicações (nove ao todo), Birdman e Grande Hotel Budapeste, são completamente diferentes. O primeiro, com Michael Keaton no papel principal, faz crítica aos atores hollywoodianos decadentes. O segundo, é um longa de época extravagante e cheio de humor.

Na sequência, O Jogo da Imitação, que recebeu oito indicações, é cinebiografia. Com Benedict Cumberbatch como protagonista, mostra a história do cientista Alan Turing, que recebe a missão de quebrar o famoso código alemão de submarinos. Boyhood – Da infância à Juventude demorou incríveis 12 anos para ser produzido e aparece com seis indicações. Dirigido por Richard Linklater, mostra a vida de Mason (Ellar Coltrane), que cresce com os pais separados. O diretor reuniu a equipe uma vez por ano para gravar um pouco da rotina do menino. Com temática de guerra, Sniper Americano foi lembrado em seis categorias. Também trata-se de cinebiografia – conta a história real do atirador Chris Kyle – e tem direção de Clint Eastwood.

A vida do astrofísico Stephen Hawking está em A Teoria de Tudo, que disputa cinco categorias hoje. O ator Eddie Redmayne é um dos favoritos para ganhar o Oscar. Com a mesma quantidade de indicações, Whiplash – Em Busca da Perfeição mostra a relação entre um solitário baterista (Miles Teller) e um renomado músico de jazz (JK Simmons). Considerado o ‘abandonado’ pela Academia, Selma – Uma luta pela Igualdade fecha o grupo na categoria melhor filme com duas indicações. Trata-se de outra cinebiografia, a do pastor protestante e símbolo do ativismo social dos Estados Unidos Martin Luther King (David Oyelowo).Qual é a sua aposta?

A FESTA
O escolhido para comandar a premiação é Nick Patrick Harris, famoso por interpretar Barney Stinson, na série How I Met Your Mother. Os troféus serão entregues por diversas personalidades, com destaque para Ben affleck, Jennifer Aniston e Scarllet Johanson. Na parte musical, quem sobe ao palco é Adam Levine, John Legend e Commom, Jack Black, Lady Gaga, entre outros

(Com colaboração de Renato Cunha, especial para o Diário).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;