D+ Titulo
Fique mais jovem
Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
30/03/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Sentir-se e agir como se tivesse 25 anos quando, na realidade, se tem 40 é a proposta de Você Mais Jovem (Editora Larousse do Brasil, 160 páginas, R$ 19,90), de Eric Braverman, recém-lançado no Brasil.

A sugestão do autor é o que ele chama de uma cirurgia plástica interna, que pretende ensinar o leitor a reconhecer os órgãos que estão em discrepância com a idade cronológica. Segundo ele, as partes do corpo que envelhecem rápido demais empurram o indivíduo para a deterioração. “Todos os dias, as pessoas consultam especialistas que lhe dizem que estão ótimas, quando na verdade o médico só olhou para uma parte do corpo sem levar em conta a saúde de outras”, explica.

A teoria de Braverman é que o envelhecemos em ritmos diferentes. Uma pessoa pode perder o cabelo antes dos 40 anos ou ter esquecimentos. “Essas partes em falha o puxam para uma idade avançada com seu código de envelhecimento, pressionando o resto do corpo a deterioração”, diz. Nutrientes, dietas e alterações de estilo de vida revertem esse processo.

O livro explica como decifrar o envelhecimento questionando as partes mais velhas do organismo e percebendo como elas estão afetando a sua saúde como um todo. “Existe um simples código cerebral que mantém você com o peso normal e pensando claramente, além de ajudá-lo a permanecer calmo e manter o equilíbrio do humor e o ciclo do sono”, diz o autor.

Fatores de dano

Condições ruins de trabalho
Depressão
Alcoolismo
Uso de drogas
Falta de atividade intelectual
Falta de sono
Falta de atividades sociais
Nicotina
Dieta ruim
Aposentadoria
Sedentarismo
Exposição a toxinas ou a mofo

Benefícios dos exercícios físicos

- Para o coração envelhecido: aumenta a circulação corporal; reduz a freqüência cardíaca e a pressão arterial; aumenta o poder de bombeamento do coração; dilata os vasos.

- Para o sistema imunológico em baixa: reduz os níveis de cortisol, reforçando o sistema imunológico e combatendo o câncer.

- Para a disfunção sexual: aumenta o apetite sexual; aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais; aumenta a produção de hormônios sexuais.

- Para os ossos e músculos fracos: aumenta a força muscular e a mobilidade das articulações; aumenta a densidade óssea; reduz o risco de danos musculares; melhora a razão do músculo/ gordura.

- Para a pele em envelhecimento: aumenta a circulação para a pele; limpa os poros por meio da transpiração.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;