Economia Titulo
Desemprego na Grande SP tem marca histórica de 9,3%
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
28/03/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


A menor taxa de desemprego para fevereiro foi registrada tanto no País quanto na Região Metropolitana de São Paulo, segundo dados da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 A pesquisa, que tem diferenças metodológicas em relação à feita pelo Seade e o Dieese, apontou para o Brasil uma taxa de 8,7% da PEA (população economicamente ativa, ou seja do total que está empregado ou à procura de ocupação), a menor da série (iniciada em 2003) e bem abaixo dos 9,9% do mesmo mês de 2007 – embora seja mais do que os 8% observados em janeiro.

 Movimento semelhante é verificado na Grande São Paulo, onde o índice subiu de 8,6% no primeiro mês de 2008 para 9,3% – que ainda é menos do que os 10,6% de fevereiro de 2007.

 A ligeira alta na comparação mensal já era esperada. “Nesse período, aumenta a procura por trabalho e também cresce o contingente de pessoas dispensadas, depois da contratações temporárias do final do ano”, afirmou a economista Adriana Beringuy, da gerência do PME do IBGE.

 No entanto, Adriana destacou que a expansão da taxa não foi suficiente para impedir as marcas recordes que, por sua vez, refletem em parte a boa evolução das contratações com carteira assinada (alta de 11,4% no Estado em 12 meses).

HOTÉIS E BARES

 Por setores, um dos que mais cresceram em termos de admissões foi o classificado como “outros serviços”, que agrupa alojamento e alimentação (no ano, cresceu 7,3%). Segundo a economista, a atividade tem forte ligação com o crescimento da economia.

 No Grande ABC, isso é atestado pelo forte movimento observado nos hotéis de Mauá, ocupado por funcionários de empresas encarregadas de obras do Pólo Petroquímico, por exemplo.

 O empresário Carlos César Marquezini, que tem dois pequenos estabelecimentos no município (o Hotel Atenas, com 46 leitos, e o Vilage de Mauá, com 120), tem conseguido 95% de ocupação. Com a demanda aquecida, já está nos seus planos um novo hotel, com 180 leitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;