Memória Titulo
Do Estádio a Capuava atrás de nossas igrejas

Memória passou a última tarde do ano fazendo um ‘voo rasante’ por comunidades de Santo André...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Memória passou a última tarde do ano - 31 de dezembro, sábado - fazendo um ‘voo rasante' por comunidades de Santo André. No eixo da Rua Carijós, fotografamos, debaixo de chuva, as matrizes das paróquias de Nossa Senhora da Paz, no Jardim do Estádio, e Cristo Operário, em Vila Linda.

Na sequência, uma esticada para um dos extremos da cidade: Parque Capuava e Parque Erasmo Assunção, para documentar a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, deste guerreiro padre Antonio Moura da Silva, que se recupera bem de problemas de saúde. 

Padre Moura reside ao lado da matriz de Capuava, na Rua Málaga, e celebra missas também em outras duas capelas: São Sebastião, do Parque Erasmo Assunção, e Santo Antonio de Santana Galvão e São Tiago, na comunidade da Avenida dos Estados, a antiga favela que foi urbanizada a partir do primeiro governo Celso Daniel.

Anoitecia quando chegamos a Aparecidinha, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Parque Novo Oratório, nossa velha conhecida: em 1976 ali promovemos uma mesa-redonda com antigos moradores que contaram a história da igreja e do bairro, um dos mais extensos de Santo André.

Antes passamos pela capela Maria Imaculada, da Rua Fenícia, em plena Cidade dos Meninos, cujo interior guarda lindas gravuras sacras tombadas pelo patrimônio municipal.

Já no trólebus, de volta a São Bernardo, fomos meditando sobre a riqueza que é a história de construção da Igreja do Grande ABC. Famílias anônimas, operárias, que encontraram tempo para pensar na organização religiosa de seus bairros. A elas dedicamos esse trabalho de reconstrução da história regional.

A CAMINHO DOS REIS
O Grande ABC com suas 98 paróquias e 250 capelas. Em quais delas foram montados os presépios das fotos? Memória revela amanhã.

RESPOSTA 
Ontem publicamos fotos de quatro presépios, montados nas seguintes igrejas: capela Nossa Senhora da Assunção, no Parque Andreense; Paróquia São Judas Tadeu, no Jardim Caçula, em Ribeirão Pires; Paróquia São Pedro Apóstolo, Taboão; e capela da FEI, as duas últimas em São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 5 de janeiro de 1982

Manchete - GM inicia produção e anuncia 1982 como ano sem demissões.
Economia - Filas para depósito em caderneta de poupança: ontem foi o último dia para depósito com direito a rendimento integral.
Santo André - Depredada a Apae.
São Bernardo - Fonte São Bernardo abandonada no Baeta; Prefeitura promete limpeza.
São Caetano - Começam obras da rodoviária e galerias.
Polícia - Líder de quadrilha morre durante tiroteio com policiais militares em Diadema.

EM 5 DE JANEIRO DE...
1977 - Diário do Grande ABC instala teletipos da United Press Internacional, a UPI, uma das principais agências noticiosas do mundo.

Trabalhadores (*)
Nº DE ORDEM
17 - Antonio Del Vecchio, de Jardinópolis (SP). Destilador. Residia à Rua Dr. Messuti.
18 - Julia Guirelli, de Monte Sião (MG). Contramestre. Residia à Rua Coronel Alfredo Flaquer, 128.
19 - Angelo Splendore, de Vicenza, Itália. Operário. Residia à Rua das Goiabeiras, 52.
20 - Mario Zotoni, de Ribeirão Preto (SP). Operário. Residia à Rua Polônia, 444. 
* Funcionários da Rhodia Química.
Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

SANTOS DO DIA
Eduardo, Emiliana, João Nepomuceno Neumann e Simeão Estilita.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Na foto, Santa Maria Madalena. Autoria atribuída a Francisco Xavier de Brito. Século 18. Procedência: região de Mariana (MG). Madeira policromada e dourada.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro; contatos: 3326-1373 - 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS
PADRE ADELINO DE CARLI
(Município de Vila Maria, RS, 23-5-1928 - Rio de Janeiro 4-1-2012)

Durante 10 anos o padre Adelino de Carli dirigiu a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo: 1975 a 1985. Foi o momento na história brasileira em que os metalúrgicos do Grande ABC iniciaram a contestação à ditadura militar. Padre Adelino os acolheu na Matriz. Tornou-se amigo de Lula, demais lideranças e trabalhadores. Para nós, do Diário, foi uma importante fonte de informações daqueles momentos.
"Vivi momentos difíceis e me senti com todo peso de responsabilidades quando, por mais de 90 dias, os metalúrgicos tomaram conta da igreja", escreveu padre Adelino em 1985, na sua despedida de São Bernardo.

Acrescentou: "A maior luta não foi com operários ou polícia, mas sim com as reações negativas da própria comunidade paroquial. Foram momentos difíceis, mas também com uma grande alegria interior porque tinha consciência que não estava fazendo nada de errado, apenas ouvindo os apelos de Deus, o clamor do povo pobre".

Padre Adelino emitiu votos religiosos na Congregação dos Missionários de São Carlos (scalabrinianos) em 1950. Foi ordenado sacerdote em 1957. Pelos 54 anos seguintes atuou na Argentina, Rondônia, Acre, Londrina, Curitiba, Guariba (SP), São Bernardo e Ji-Paraná (em Rondônia).

Ultimamente atuava na Paróquia de São Pio 10 e Santa Cecília, no bairro Botafogo, RJ. Partiu ontem, às 7h30, aos 83 anos. O velório será realizado hoje, na Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo, a partir das 8h. Às 15h haverá missa de corpo presente na própria matriz. Em seguida será sepultado no jazigo dos padres scalabrinianos do Cemitério de Vila Euclides. AM, com a colaboração de José Antonio Guimarães.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;