Política Titulo Ribeirão Pires
Projeto prevê concessão de locais turísticos

Câmara aprova texto da Prefeitura de Ribeirão que visa transferir locais para exploração da iniciativa privada

Por Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
21/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


A Câmara de Ribeirão Pires aprovou projeto de autoria do governo do prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB) que prevê exploração comercial de pontos turísticos da cidade. A matéria recebeu 12 votos favoráveis, dois votos contrários e três abstenções.

A alegação da Prefeitura é que não há equipe específica e própria na municipalidade que administre os pontos turísticos da cidade, como o Mirante São José e Morro Santo Antônio, por exemplo. Por esse motivo, o projeto prevê a concessão desses locais para entidade privada, pelo prazo de dez anos, por meio de licitação.

A proposta não deixa claro, além dos locais já citados, quais outros pontos turísticos poderão ser explorados pela iniciativa privada. Líder do governo, o vereador Amaury Dias (PV) afirmou que isso se dará no momento em que a administração abrir as licitações. “Acredito que o Executivo trabalhe para colocar o projeto em prática ainda este ano.”

O projeto prevê que a empresa responsável pelo ponto turístico faça trabalho completo de zeladoria, como limpeza, jardinagem e conservação. Os serviços prestados pela concessionária estarão sujeitos a legislação e fiscalização da Prefeitura.

Um dos líderes da oposição na Câmara, o vereador Humberto D’Orto Neto, o Amigão (PTC), entende que, por não haver detalhes de quais serão os pontos turísticos a serem explorados, os vereadores acabaram por “entregar um cheque em branco ao prefeito Kiko”. Na visão do parlamentar, o Executivo poderá indicar qualquer local da cidade para exploração da iniciativa privada. “Isso é muito sério. Como vereadores, deveríamos saber quais são os locais. Na próxima sessão vou requerer essas informações junto à Prefeitura.”

CONVOCAÇÃO
Aguardado para participar da sessão após ser convocado com votos até de vereadores da base aliada, o secretário de Serviços Urbanos, Diogo Manera, não compareceu sob alegação de que o requerimento de convocação continha vícios e que deveria ser anulado. Segundo Manera, o comparecimento de secretário ou até mesmo do prefeito deve ser acompanhado da pauta a ser tratada no plenário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;