Internacional Titulo
Yeltsin quer publicar trechos de testamento político
Do Diário do Grande ABC
21/09/2000 | 10:04
Compartilhar notícia


O ex-presidente russo Boris Yeltsin está interessado em publicar suas memórias, escritas nos meses que se seguiram à sua renúncia, em 31 de dezembro passado, segundo o jornal russo Komsomolskaya Pravda, que publicou trechos deste ``testamento político' em sua ediçao desta quinta-feira.

``Nao assumi o poder para satisfazer ambiçoes pessoais, estou acima disso tudo. Em toda minha vida só tive um desejo: transformar a Rússia em um país poderoso e próspero e fazer os russos felizes', diz Yeltsin em suas memórias.

``Dois mandatos presidenciais foram abertamente insuficientes para isso, mas fiz tudo que pude, talvez mais', acrescenta o primeiro presidente da Rússia pós-comunista.

Yeltsin, 69 anos, muito abatido pela doença em seus últimos anos no Kremlin, se defende da acusaçao de ter arruinado seu país.

``Nao destruímos a Rússia. Colocamos as bases das novas estruturas do Estado. Só começamos a construir uma sociedade democrática. Corresponde à nova geraçao política continuar com isso'.

Apesar de ter encarnado na Rússia, depois da queda do regime soviético em 1991, uma época de mudanças inéditas desde 1917, Boris Yeltsin nao conseguiu aplicar reformas econômicas eficientes, deixando para trás um país com desigualdades flagrantes, minado pela corrupçao e criminalidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;