Esportes Titulo São Bernardo
Tigre faz história
na Copa do Brasil

Equipe do Grande ABC derrubou o adversário Paraná por
3 a 2 no Sul na noite de ontem e avançou no torneio nacional

Por Thiago Silva
Enviado a Curitiba
25/04/2013 | 00:10
Compartilhar notícia


 

O futebol que todos queriam assistir. Sem se intimidar com a festa da torcida do Paraná, o São Bernardo demonstrou a força e venceu por 3 a 2 o Tricolor, no Ecoestádio Janguito Malucelli, em Curitiba, ontem à noite, pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Como empatou (1 a 1) no duelo de ida, no Estádio 1º de Maio, o Tigre assegurou a classificação, na primeira vez em que disputa a competição.

 

Kleber, Fernando Baiano e Bady marcaram os gols dos visitantes, enquanto Carlinhos e Rubinho descontaram aos donos da casa. Agora, o time do Grande ABC encara o Criciúma na segunda fase. Com apenas um dia de treinamento para esta partida, o São Bernardo confirmou ontem a boa fase, depois da goleada (4 a 0) sobre o Oeste, na despedida do Campeonato Paulista, domingo.

 

Com apenas duas modificações – Régis na vaga de Dudu Lima e André Luis no lugar de Jean Carlos –, o visitante iniciou a partida como equipe experiente e demonstrando que venceria a qualquer momento.Atuando diante da torcida, a equipe paranista até teve mais posse de bola no início da partida, mas o São Bernardo foi bem incisivo.

 

Logo aos seis minutos, Gil puxou contra-ataque e abriu para Bady, que chutou para defesa de Luis Carlos. Pouco depois, Régis desperdiçou, após arremate para fora. Mas, quando estava melhor na partida, o São Bernardo levou o golpe. Aos 23, Carlinhos abriu o marcador em contra-ataque dos paranaenses.

 

Quem esperava um Tigre intimidado, se enganou. Aos 31 minutos, Gil recebeu falta nítida dentro da área, mas a arbitragem assinalou fora. Não fez falta. Na cobrança, Bady acertou a trave e Kleber, no rebote, fez de cabeça.

 

Pouco depois, aos 34 minutos, brilhou a estrela de Fernando Baiano. Bady fez a jogada, tocou para André Luis, que rolou para o atacante bater colocado e virar a partida. Com a vitória parcial, o São Bernardo soube administrar a partida e ainda teve a vantagem de jogar com um atleta a mais, com a expulsão de Gabriel, aos nove minutos. O atleta colocou a mão na bola e levou o segundo cartão amarelo. E o Tigre sofreu outro susto. Aos 18 minutos, Rubinho driblou três atletas do Tigre e deixou tudo igual.

 

Mais um gol e o Paraná se classificaria. Porém, o São Bernardo soube aguentar a pressão adversária, reverteu totalmente o favoritismo do adversário e assegurou a classificação, aos 27 minutos. Bady recebeu de Fernando Baiano e fez belo gol: 3 a 2.

Com a vantagem assegurada, o Tigre então soube segurar um desesperado adversário, que logo em seguida assustou em bela cobrança de Lúcio Flávio, que passou rente à trave esquerda de Wilson Júnior. No restante, o time visitante tocou a bola até o fim e finalmente comemorou a inédita classificação.

 

Fernando Baiano brilha ao lado de Bady

Quando é partida decisiva, o craque decide. Criticado em alguns momentos da temporada, o atacante Fernando Baiano havia sido peça essencial no fim de semana, quando marcou três dos quatro gols do São Bernardo na goleada de 4 a 0 contra o Oeste, no Interior, resultado que livrou o time da queda no Campeonato Paulista.

 

Ontem, o experiente atleta teve mais uma apresentação acima da média, participando do terceiro gol e anotando outro. Ele também foi muito participativo, ajudando na marcação e até tentando criar as jogadas.

 

Mas, desta vez, outro jogador também brilhou, o meia Bady. Responsável pelo setor de criação, ele esteve presente em todos os gols, marcando o último. No primeiro, mandou a bola na trave antes de Kleber fazer no rebote. Depois, iniciou a jogada que culminou no de Fernando Baiano. E, para finalizar, anotou belo gol para assegurar a vitória do São Bernardo.

 

Mas não foram apenas os gols. Fernando Baiano soube distribuir bem as jogadas, com raros erros, deixando a zaga paranaense perdida em campo, quando ele pegava na bola. No fim, em entrevista para uma rádio local, não descartou acertar com Paraná para disputar a Série B do Brasileiro, apesar de ter contrato com o São Bernardo até o fim do ano.

Festa toma conta do S.Bernardo após a suada classificação

A festa do São Bernardo foi enorme após o apito final do árbitro gaúcho Anderson Daronco na capital paranaense. Dirigentes, comissão técnica e jogadores comemoraram muito no campo e nos vestiários. A imprensa local se rendeu com os elogios ao time do Grande ABC e mal deixou o técnico Wagner Lopes sair do gramado.

 

Para o comandante, o grande trunfo do Tigre foi a disposição em buscar a vitória a todo o momento, mesmo quando estava em desvantagem no marcador – 1 a 0. “Não viemos a Curitiba para realizar turismo. Queríamos vencer e conseguimos”, destacou o treinador. “Sempre digo que quando você dá o melhor, independentemente do resultado, você sempre volta de cabeça erguida. E todos deram seu tudo aqui, o que tinha para dar”, ressaltou.

 

Segundo ele, a solidariedade dentro de campo também foi fundamental para o importante resultado. “Tivemos a mesma atitude da partida contra o Oeste (de Itápolis pelo Campeonato Paulista). Com compreensão tática e todos se ajudando durante a partida. Isso foi fundamental”, frisou.

 

Lopes também fez questão de agradecer a todos no São Bernardo. “Os departamentos do clube são fundamentais, a diretoria também, nossa torcida, que nos apoia em todas as partidas, seja onde for. Posso esquecer até de alguém. Todos são importantes”, disse. O elenco deve ganhar folga até terça-feira, quando se reapresenta, provavelmente com algumas baixas no elenco.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;