Nacional Titulo
Andar de bicicleta pode causar lesão grave, diz estudo
Por Maria Teresa Orlandi
Do Diário OnLine
21/01/2003 | 15:15
Compartilhar notícia


Estudo realizado por um grupo de ortopedistas da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé mostra que os acidentes com bicicleta, em 38% dos casos, provocam fraturas do pé ou tornozelo, em 21%, entorses e contusões com cortes profundos na pele.

Segundo o diretor da sociedade, Luiz Carlos Ribeiro Lara, um dos responsáveis da pesquisa, o principal motivo de acidentes é o aprisionamento do pé entre os raios e as rodas, que vitima, especialmente, quem anda na garupa da bicicleta.

Durante um ano, os especialistas estudaram 37 pacientes no Hospital Universitário de Taubaté, no interior do Estado, e perceberam que a idade média deles era de seis anos e que a maioria se acidentou quando era conduzida no banco de trás ou no garfo da bicicleta (à frente do condutor). Os pacientes foram classificados em quatro grupos, de acordo com a gravidade: lesões superficiais da pele (39%); entorses e contusões com laceração profunda da pele (21%); fraturas do pé ou tornozelo (38%) e amputações de dedos do pé (2%).

De acordo com Lara, uma medida simples, vinda de fábrica, poderia evitar este tipo de acidente. “Nossa sugestão é a colocação de uma tela que impeça o pé de entrar entre os raios da roda. Isso já evitaria muitos acidentes”, afirma. O médico também destaca a importância do uso de tênis e equipamentos de segurança tanto para os ciclistas como para quem estiver na garupa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;