Setecidades Titulo
Mato toma calçada na estrada Velha
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
27/01/2006 | 08:14
Compartilhar notícia


Caminhar às margens da SP 148 (estrada Velha de Santos) entre o trevo do Riacho Grande, no km 29 da via Anchieta, e a entrada para o Parque Estoril e a Vila Tozzi, em São Bernardo, somente é possível à maneira da chamada fila indiana – em que uma pessoa segue atrás da outra. É que a calçada destinada aos pedestres, de cerca de 1,20 metro de largura, está quase que totalmente tomada pelo mato. Ao matagal, está misturado lixo, como sacolas plásticas e pacotes de salgados e bolachas. À noite, o drama aumenta devido à falta de iluminação no local.

Quem mora nos arredores e usa o corredor como rota de passagem de um bairro para o outro garante que há pelo menos dois anos o local não recebe qualquer serviço de manutenção. “O mato às vezes fica mais baixo porque os pescadores abrem caminho para acessar as margens da represa. O risco é muito grande, principalmente à noite. Há pouco mais de um mês, isso aqui também está às escuras. Já ligamos para a Eletropaulo reclamando, mas até agora não apareceu ninguém”, relata a dona-de-casa Aparecida Elizabete dos Santos, moradora do Parque Estoril.

Embora o trecho sem energia não fique próximo a residências, os moradores reclamam da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) cobrada dos consumidores residenciais em algumas cidades da região, entre as quais São Bernardo e Diadema. “A parcela única cobrada pela Prefeitura de São Bernardo é de R$ 57,78. O parcelamento é feito em até 12 vezes de R$ 5,35”, conta Aparecida, apresentando o carnê de cobrança.

“Sei que cobram do trecho referente às proximidades da residência de cada pessoa, mas acho injusta essa cobrança porque às vezes passo aqui até de madrugada. Prefiro arriscar, porque o ônibus que vem do Riacho (linha 31-A, Paço Municipal/Capelinha) e entra no Parque Estoril só passa a cada 40 minutos”, emenda o técnico de som André Freitas de Souza.

Responsáveis – A estrada Velha de Santos é administrada pela empresa Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), que informa ter assinado no começo deste mês convênio com a Jardiplan para execução de serviços de conservação de estradas sob sua jurisdição. Segundo a Dersa, o corte do mato ao longo da rodovia será feito até o próximo dia 3.

A Eletropaulo informa não ter recebido queixas de moradores. Garante, no entanto, que até o final da tarde desta quinta encaminharia uma equipe ao local para fazer os reparos necessários na rede.

 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;