Memória Titulo
Romeu Bonicio. O Cacique. E um enigma...

A velha Linha Jurubatuba, hoje ocupada num grande trecho pelo bairro Assunção, vai perdendo suas referências históricas em São Bernardo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia



UM MEMORIALISTA
Romeu Bonicio
Nascimento: 2/1/1944
Cidade: São Bernardo

A velha Linha Jurubatuba, hoje ocupada num grande trecho pelo bairro Assunção, vai perdendo suas referências históricas em São Bernardo. A casa do Pedro Marson, na Travessa São Carlos, já está pela metade. E a casa dos Breda e sede do Vinte de Setembro Futebol Clube já era. Demolida na Praça Giovanni Breda, o casarão cedeu espaço a uma lanchonete.

Romeu Bonicio, que hoje faz aniversário, guardou dois tijolos da construção, um dos quais nos repassou. Dois tijolões, no formato de 16 centímetros de comprimento, por 13 de largura e 6,5 de altura, e com as iniciais SB. Seria São Bernardo?

Na velha casa dos Breda esteve o prefeito Saladino, em 1924. O imóvel lembrava uma casa bandeirista. Ficava em território da Fazenda Jurubatuba, dos monges beneditinos. Outra casa semelhante, esta intacta, fica alguns quilômetros adiante, na antiga Estrada dos Alvarengas, hoje propriedade do Clube da Ford. De se perguntar: teria sido, uma dessas duas construções, sede da Fazenda Jurubatuba? Ou nenhuma delas serviu como sede? Nada que um trabalho arqueológico não possa responder.

Romeu Bonicio é um memorialista nato. Nasceu na Linha Jurubatuba e mora até hoje no bairro Assunção. Há pés de cambucis em sua casa. Há lembranças nostálgicas no seu coração. O que nos fez lembrar de uma outra foto, do Grêmio Recreativo Brasília, da Escola Técnica Cacique Tibiriçá, que a coluna publicou em 1993. Lá está Romeu ao lado do José Quaglio Neto e outros estudantes de Contabilidade.

Bonicio sempre trabalhou na área contábil. Durante 21 anos atuou na TRW, a antiga Gemmer, de uma Avenida Rotary ainda de terra batida. Ele e a Marlene Moratti preservam a memória da Linha Jurubatuba que se foi, num trabalho admirável. Força e felicidades aos dois.

ALMANAQUE

Nome: Verino Segundo Ferrari.
Nascimento: São Caetano, 2/1/1911.
Vereador: 1948 a 1951.
Partido: PTB
Falecimento: São Caetano, 20/10/2002.

Contador e professor, Verino foi um dos representantes do Distrito de São Caetano na Câmara Municipal de Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 31 de dezembro de 1978

Grande ABC - Estrada Velha do Mar terá fins turísticos, segundo a Secretaria de Transportes do Estado. O jornalista Eduardo Dantas registra: no ano 2079, nossos bisnetos poderão apreciar ainda a Estrada Velha do Mar, que terá revestimento de concreto com durabilidade muito maior que o asfalto. Trinta anos depois, e bem longe do 2079 esperado, a Estrada Velha está fechada. E o governo prefere fazer o Rodoanel.

Futebol - Palestra vence o Olaria e conquista novamente o título de campeão da Divisão Especial de São Paulo: 1 a 0, gol de Hamilton.

Cultura - Em 1979, a arte irá ao encontro do público: especial dos jornalistas Rafael Guelta, Elisabeth Pudles e Ruth Cordeiro.

EM 2 DE JANEIRO DE...

1919 - Dirce Chioatto Orlando nasce em Bragança Paulista. Veio para Ribeirão Pires em 1937 ao casar-se com Luiz Orlando, moço de Rio Grande da Serra. No ano passado, dona Dirce escreveu seu primeiro livro, com a história familiar.

1959 - União Soviética lança a missão espacial Luna 1, que passou a seis mil quilômetros da Lua e transformou-se na primeira nave espacial a entrar em órbita em torno do Sol.

SANTOS DO DIA

Argeu, Basílio Magno e Gregório Nazianzeno.
Basílio Magno e Gregório Nazianzeno foram bispos e doutores da Igreja.

Serviços Funerários: Santo André - 4992-3544; São Bernardo - 4125-1645; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.

Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;