Memória Titulo
Uma professora. Uma jornalista. E a Memória...

1979: a professora Ecléa Bosi lança Memória e Sociedade, lembranças de velhos; 2008: a jornalista Maria Angélica Ferrasoli, ex-Diário, compõe poema

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Memória em dois momentos: 1) 1979: a professora Ecléa Bosi lança o livro Memória e Sociedade, lembranças de velhos (São Paulo: T. A. Queiroz); 2) 2008: a jornalista Maria Angélica Ferrasoli, ex-Diário, compõe o poema que se segue:
A memória olha
A memória molha
A memória ora
Ora, a memória!
A memória falha
A memória fala
A memória, aula
Se de longe espia
Bem de perto, afia:
A memória guia.
Vai, e vem, projeta, espelha
Toda memória anseia
Pois que, viva, é veia
Trajetória e sentimento
Ao tempo sedimento:
Memórialento.
Fluído paralelo
Nem passado nem presente
É memória toda história
Do que a alma sente

Angélica dedicou o poema aos memorialistas do Grande ABC, dos quais também faz parte. Já Ecléa Bosi criou uma escola ao escrever Lembranças de Velhos. A primeira edição do livro é de 1979. Portanto, está completando 30 anos.

MEMORIA E SOCIEDADE
O livro de Ecléa Bosi faz escola e entre os alunos está este repórter, que em 1979, já aqui no Diário, concluía uma série de reportagens sobre A História dos Bairros, toda ela baseada na memória oral.

E é exatamente isso que a professora Ecléa Bosi nos ensina, a exemplo do britânico Paul Thompson: fazer história oral; dar voz aos anônimos; ignorar um pouco os poderosos para aprender com o artífice, a bordadeira, a dona de casa, o operário.

Desde a primeira leitura de seu livro, procuramos acompanhar a obra de Ecléa Bosi, uma paulistana que se identifica como filha de dona Emma - dos Strambi da Rua da Consolação - e de Antonio Correa Frederico, família com raízes em Santo Amaro e Pinheiros. Ela é professora de psicologia social na Universidade de São Paulo e militante de ecologia. Ano passado recebeu o título de professora emérita da USP.

Professor emérito é um título outorgado apenas em ocasiões especiais a professores aposentados que se destacaram por suas pesquisas, por sua prática docente e pela contribuição às atividades de extensão, engrandecendo o nome da USP. É o caso de Ecléa, professora titular desde 1982, que tem uma significativa obra no campo da psicologia social brasileira. Entre os seus livros destacam-se também Cultura de Massa e Cultura Popular - Leituras de Operárias, O Tempo Vivo da Memória, Velhos Amigos e Simone Weil, a Razão dos Vencidos.

Os trabalhos de Ecléa Bosi nascem na psicologia social. São também referências para outras áreas das ciências humanas. Possuem a rara capacidade de entrelaçar arte e ciência. São reconhecidos não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos e na Europa e se destacam pelo interesse na memória oral.

Das pesquisas sobre a memória dos idosos, nasceu a Uati (Universidade Aberta à Terceira Idade), um programa iniciado em 1993 na USP e amplamente reconhecido pela sua importância como espaço de participação social e de ressignificação da vida. Já no livro Cultura de Massa e Cultura Popular - Leituras de Operárias, Ecléa propõe uma discussão em torno das chamadas culturas de massa, popular e erudita, valorizando as leituras de operárias.

PREMIAÇÃO
Fato importante para as letras do Grande ABC em 2008 foi a escolha de trabalhos de três autores locais entre os premiados do 19º Concurso de Contos Paulo Leminski: Angélica Ferrasoli, com o conto Pizza Brotinho; Vander Luiz Rocha, de São Caetano, que escreveu As Duas Meninas; e Weber Sauerbronn, de São Bernardo, com o conto A Vaca.

A edição 2008 do concurso teve a participação de 931 contos, procedentes de quase todos os estados do País e também alguns do Exterior: Itália, Portugal, Uruguai, Chile, Macau e Estados Unidos. Os trabalhos farão parte da 4ª Coletânea de Contos Premiados do Concurso Paulo Leminski.

ANTIGAMENTE...

Na véspera do Dia de Reis, as crianças deixavam um sapato na janela para receber, no dia seguinte, quase sempre, uma ou duas moedas envoltas em chocolate. Ganhavam também saquinhos de chocolate. Às vezes comprava-se uma lata de chocolates Dizzioli. Quem tinha mais poder aquisitivo oferecia uma boneca à filha e um carrinho ao filho.

Euclides Menato, de Ribeirão Pires (em memória).

SANTOS DO DIA

Amélia, Eduardo, Emiliana, Gerlach, João Nepomuceno Neumann e Simeão Estilita.

Gerlach é natural de Walkenberg, na Holanda. Viveu em meados do século 11. Ermitão e confessor.

João Nepomuceno nasceu na Boêmia, atual Eslováquia, em 28 de março de 1811. Foi bispo da Filadélfia e grande escritor. Faleceu em 5 de janeiro de 1860.

EM 5 DE JANEIRO DE...

1919- Fundado o Partido Nacional Socialista Alemão, ou Partido Nazista. Nome do militante número 7: Adolf Hitler.

1929- Fundado o Diário de São Paulo, que circulou até o a década de 1970 e que nada tem a ver com o atual jornal do mesmo nome, este sucessor do Diário Popular.

1954 - Diplomandos do Ginásio Estadual Coronel Bonifácio de Carvalho, de São Caetano, turma de 1953, participam da cerimônia de formatura no cine Urca. Américo Catão Neto é o orador da turma.

1984 - Realizado em São Paulo comício pelas Diretas Já.

A CRÔNICA DO GUIDO
Texto: Guido Fidelis

Já estamos na estrada de 2009, com curvas, sinuosidades, obstáculos. À frente, bosques frondosos, jardins, cascatas, água límpida. Também urzes, desertos que desafiam e dificultam a andança. Importante é jamais se acomodar, seguir em frente com determinação e coragem. No horizonte, os sonhos. Eles se realizam desde que não haja acomodação.
Necessitam de nosso impulso, de nossa criatividade, de nossos desejos. Assim, teremos um céu estrelado, com luar, à nossa disposição, a nos embalar na marcha rumo ao futuro que almejamos. De realizações, fraternidade e muito amor.

O QUE É ISSO?

O memorialista Roberto Pelosini, de São Bernardo, responde: "Um broche que era usado no quepe dos cobradores de ônibus, na década de 1950. O exemplar pertencia à Empresa Auto Viação São Bernardo Ltda, dos Irmãos Romano".

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 5 de janeiro de 1979

Manchete - Caso Atalla poderá trazer crise para indústria açucareira

Editorial - O risco calculado do presidente Geisel

Primeiro Plano (Julio Pinheiro/Hermano Pini Filho) - PIB acabou crescendo 6,3% em 1978.

Grande ABC - Táxis padronizam tarifas.

Meio Ambiente - Governo estuda eliminar a reversão do Rio Pinheiros.

Educação - EE Américo Brasiliense realiza exame de seleção para ingresso na primeira série do segundo grau: são 1.200 candidatos para 500 vagas.

Teatro - A Noite dos Assassinos, peça do cubano José Triana, estréia hoje no Auditório Santos Dumont, em São Caetano. A montagem é do Grupo Mambembe, sob a direção de Roberto Vignatti.

Polícia - Quase 10 mil roubos no Grande ABC em 1978.

Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;