Economia Titulo
Indústria e varejo da China superam expectativas em dezembro
Por
21/01/2019 | 04:54
Compartilhar notícia


A atividade econômica da China mostrou certa aceleração em dezembro em relação a novembro, conforme os dados da produção industrial e das vendas do varejo do período. Por outro lado, os investimentos em ativos fixos mostraram o mesmo desempenho do mês anterior, mas decepcionaram ligeiramente a expectativa do mercado. Os números foram divulgados nesta segunda-feira, 21, pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) do país.

A produção industrial chinesa subiu 5,7% em dezembro na comparação anual, o que representa uma aceleração do ritmo de crescimento verificado em novembro na mesma base de comparação, de 5,4%. Os analistas consultados pelo Wall Street Journal, por outro lado, previam uma desaceleração, com ganho de 5,3%. Na comparação mensal, a produção fabril aumentou em 0,54%.

A expansão das vendas do varejo também tiveram um leve ganho na passagem de novembro para dezembro, passando de 8,1% para 8,2% na comparação anual. O resultado também foi um pouco melhor do que o projetado pelos economistas, que estimavam alta de 8,0%. No confronto mensal, as vendas avançaram 0,55% em dezembro.

Já os investimentos em ativos fixos de áreas não rurais de janeiro a dezembro mantiveram o ritmo de crescimento do período finalizado em novembro, de 5,9%. Mas os economistas esperavam que o ganho fosse um pouco maior, de 6,0%. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;