Economia Titulo Carreira
Chefe... ser ou não ser
Por Cíntia Bortotto
13/08/2018 | 07:20
Compartilhar notícia


Ser chefe não significa saber tudo, mas ter a capacidade de facilitar a condução de alguns assuntos por especialistas, a fim de ter resultados esperados pela organização. Muitas pessoas aspiram por cargos de chefia, mas nem tudo são flores, pois existe muita responsabilidade e cobrança envolvidas.

Se uma pessoa assume novo cargo de chefia, é importante que ela saiba tudo a respeito de suas novas atribuições. O ideal é ter acesso à sua descrição de cargo e ter uma conversa com seu novo chefe sobre quais expectativas ele tem em relação à nova função. Isso ajuda a alicerçar a relação e a definir alguns objetivos.

Outro ponto fundamental é conhecer técnicas que um líder precisa no dia a dia da gestão de pessoas: saber como dar um feedback, como se comunicar, as diferentes formas de motivar, entre outros.

E você sabe a diferença entre ser chefe e ser líder? O chefe manda e normalmente pensa pelo subordinado. O líder, por sua vez, inspira e facilita para que o próprio colaborador possa pensar em encontrar uma solução e entregá-la. O líder deve ter a capacidade de criar uma visão, inspirar os outros em prol dessa visão, comunicar claramente, motivar as pessoas, dar feedback, utilizar os talentos de cada um, criar equipe que trabalhe coesa, gerenciar conflitos, tomar decisões, ser líder pelo exemplo, reconhecer trabalhos e pessoas e celebrar vitórias. Tudo isso e ainda administrar sua área com precisão.

Se você foi recentemente promovido para cargos de chefia, evite os seguintes erros:

- Querer controlar tudo sem delegar;
- Ser inseguro em relação aos subordinados;
- Tentar ser amigo dos subordinados;
- Assumir mais coisas do que consegue dar conta;
- Querer ser bonzinho demais e corresponder às expectativas de todos (chefe, subordinados, pares, clientes).

Para lidar com a nova responsabilidade e não errar, é necessário dose extra de esforço até se acostumar com as novas atividades, muita dedicação, capacidade de perguntar e humildade de reconhecer que, para alguns assuntos, você terá que recorrer a quem conhece mais do que você.

Siga confiante e boa sorte!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;