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Hipermercados querem ser ‘pequenos’ para voltar a crescer
21/01/2007 | 21:24
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Atrair e conquistar o consumidor de bairro, acostumado com o supermercado pequeno, de atendimento familiar e amigável, virou o desafio das maiores redes de supermercados do país. Com diferentes formatos de lojas e novas bandeiras, Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart investem em novas estratégias para atingir esse público.

O Pão de Açúcar deu o maior passo até agora, com a criação da bandeira Extra Perto, de lojas de conveniência. O grupo já tem quatro lojas, nos bairros Itaim, Tatuapé, Moema e Liberdade, em São Paulo, e tem planos de abrir mais seis filiais no próximo mês. São lojas de 150 a 250 m², com dois ou três caixas, sem estacionamento, voltadas à clientela dos bairros.

A razão para que os grandes grupos invistam em lojas cada vez menores é econômica. As lojas pequenas têm se saído muito melhor do que as grandes redes. Entre 2002 e 2004, os supermercados com até quatro caixas cresceram 17,2%, enquanto o faturamento das empresas com mais de nove caixas caiu 8%, revela pesquisa do instituto ACNielsen.

O diretor executivo do Extra Perto, Hugo Bethlem, diz que o novo modelo se tornará rentável quando reunir de 50 a 60 lojas e que, a partir daí, a franquia poderá ser um caminho ao crescimento. “O modelo está sendo estruturado para ser franqueado se necessário.”

Já o Carrefour tenta reposicionar seu modelo de supermercados com o Carrefour Bairro, o novo nome de 34 lojas do grupo que carregavam a marca Champion. “Definimos um novo modelo em que o atendimento é prioritário”, diz o diretor de operações da divisão centro sul, Manoel Araujo.

Depois da mudança da bandeira Champion para Carrefour Bairro as vendas aumentaram entre 15% e 20%.

Com a bandeira Todo Dia, o Wal-Mart também aposta em lojas menores. Mas o objetivo vai além da conquista do consumidor da lojinha do bairro. “O formato Todo Dia é estratégico para a rede entrar em municípios menores e na periferia das grandes cidades”, diz o vice-presidente de Assuntos Corporativos,Wilson Mello.



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