Economia Titulo Na região
Concessionárias trabalham
só dois domingos por mês

Distribuidoras de veículos estabelecidas não vão mais abrir
todos os domingos, como estava sendo feito há dez anos

Por Soraia Abreu Pedrozo
21/01/2012 | 06:22
Compartilhar notícia


As concessionárias e distribuidoras de veículos estabelecidas no Grande ABC vão trabalhar apenas dois domingos por mês, e não mais todos os domingos, como estava sendo feito há dez anos.

Quanto aos feriados, não há mais a obrigatoriedade de abrir as lojas em todos eles. Porém, conforme explica o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de São Paulo, Octavio Leite Vallejo, as datas ainda serão definidas.

As regras valem para concessionárias de motos, carros e caminhões, porém, só dos zero-quilômetro. No Grande ABC existem 49 delas.

Para os domingos já foi definida escala. Em janeiro, por exemplo, eles trabalharam no dia 15 e vão abrir também no dia 29. Amanhã, portanto, as lojas ficarão fechadas. No site do Sincodiv-SP (www.sincodiv.org.br) é possível acessar tabela com as datas. O cronograma de trabalho será o mesmo que na Capital, em Guarulhos (incluindo Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Santa Isabel) e em Mogi das Cruzes (incluindo Salesópolis e Suzano).

No Interior e na Baixada Santista foi definido que não se trabalhará aos domingos nem aos feriados.

A decisão foi tomada a partir de assembleia realizada entre os concessionários e o sindicato patronal. "Desde agosto os concessionários e distribuidores já estavam manifestando fortemente essa vontade. Tanto que o resultado refletiu a decisão de 61,7% deles."

Após essa aprovação, será assinada a convenção coletiva regional com a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, juntamente com os sindicatos de Guarulhos, Mogi das Cruzes e de Santo André e região.

A assinatura da convenção coletiva regional está aguardando apenas a aprovação dos empregados do Grande ABC, em assembleia sindical convocada para terça-feira pelo Sindicato dos Comerciários desta região. Os empregados das bases sindicais de Guarulhos e de Mogi das Cruzes já a aprovaram. Vallejo afirma, no entanto, que "já está tudo encaminhado" e as regras valendo desde o dia 8.

O presidente do Sincodiv explica que esse é um problema antigo, que vem se manifestando de uns dois anos para cá. "Os revendedores sentiram que estava ficando cada vez mais caro trabalhar e manter os direitos dos trabalhadores aos domingos e feriados. Além de hora extra, os vale-refeição e vale-alimentação também são maiores." Outro ponto era que eles estavam perdendo os melhores vendedores porque as folgas eram no meio da semana, quando os filhos estavam na escola e o marido ou a mulher, trabalhando. O cansaço estava batendo e a produtividade, diminuindo. Questionado sobre a possibilidade de redução de salário, Vallejo disse que não acredita nisso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;