Setecidades Titulo Saúde
Pronto Atendimento da Vila Luzita passa por reforma para virar UPA
Do Diário do Grande ABC
21/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Começam hoje as obras de reforma e ampliação do PA (Pronto Atendimento) 24 horas da Vila Luzita. Com custo inicial em torno de R$ 1 milhão, a intervenção terá duração prevista de seis meses. Após a conclusão, o espaço será readequado nos padrões de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do porte 2 (abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes).

A unidade de Saúde realiza em média 15 mil atendimentos por mês. Por isso, o cuidado da população via SUS (Sistema Único de Saúde) não será interrompido. Nesta primeira etapa, apenas a ala da internação da pediatria ficará comprometida. O PA presta atendimentos diários de clínica médica (adultos) e de pediatria (crianças). No entanto, no caso de necessidade da permanência em leitos de observação, apenas o paciente da ala infantil será transferido para outros equipamentos da rede de urgência e emergência do município.

Na prática, além da otimização do espaço físico e melhoria do atendimento ao usuário, a unidade passará a receber recursos do Ministério da Saúde para sua manutenção mensal – hoje, o custeio é 100% da Prefeitura.

Em 2014, o PA da Vila Luzita realizou 179.931 atendimentos, entre clínica médica (117.459) e pediatria (62.472). Com o avanço das obras, no entanto, não está descartada a possibilidade de a unidade fechar suas portas para conclusão da reforma. Neste caso, os serviços oferecidos seriam transferidos para outros equipamentos, entre eles, a UPA do Jardim Santo André.

OUTRAS OBRAS

Com a reforma das três unidades da rede de urgência e emergência – PA Vila Luzita, PA Bangu e PS (Pronto-Socorro) Central –, o município ficará com seis UPAs, incluindo a localizada no Jardim Santo André. O governo andreense, no entanto, prevê a construção de mais duas – uma no Centreville/Cidade São Jorge; outra no Jardim Rina/Capuava. Os dois projetos de construção estão em processo de licitação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;