Internacional Titulo
Chechenos rompem cerco a Grozny
Por Do Diário do Grande ABC
05/01/2000 | 11:55
Compartilhar notícia


Os chechenos conseguiram romper pela primeira vez o cerco ao redor de Grozny e lutam ferozmente nesta quarta-feira contra as forças russas, que continuam seu avanço rumo à capital chechena.

``A operaçao na Chechênia segue seu curso segundo o plano estabelecido', disse o ministro russo da Defesa, Igor Sergueiev, depois de uma reuniao com o presidente russo interino, Vladimir Putin.

Segundo fontes russas e chechenas, os confrontos com a artilharia e os morteiros continuam em Chernorechie, bairro do Sul da capital, bem como na localidade vizinha de Aljan Kala, que caiu novamente em poder dos chechenos na segunda-feira.

``A área é uma das mais difíceis de controlar. Os combatentes chechenos encontraram uma chance de romper o cerco a Grozny', disse um oficial das unidades especiais do Ministério do Interior que participam das operaçoes no Sul da capital.

Segundo informaçoes fornecidas pelos militares russos, os chechenos ainda dispoem de um estreito corredor para que suas tropas abandonem Grozny ou enviem reforços e armas para a regiao.

Refugiados chechenos e soldados russos citados pela rede de televisao NTV de Moscou destacaram que foram registrados combates em Aljan Kala, nesta quarta-feira, onde centenas de chechenos comandados pelo caudilho separatista Arbi Baraiev estao sendo perseguidos pelos russos.

As autoridades militares russas desmentiram ter perdido o controle desta localidade, que fica junto aos bairros do Sul de Grozny.

Uma testemunha informou que vários civis fugiram de Aljan Kala, nesta quarta-feira, enquanto ocorriam confrontos entre chechenos e russos na aldeia vizinha de Krasnopartizanski. Até o momento ignora-se que grupo domina esta localidade.

``Russos e chechenos se enfrentam com metralhadoras e morteiros. Suas posiçoes estao a pouca distância umas das outras', disse Batsaiev, confirmando que as forças chechenas no local sao comandadas por Arbi Baraiev.

Segundo informaçoes de um oficial russo, os confrontos desta terça e quarta-feira em Chernorechie deixaram vários mortos e feridos do lado russo, mas ele nao soube informar o número.

Um balanço oficial militar divulgado esta quarta-feira registra 8 soldados e policiais russos mortos e 25 feridos nas últimas 24 horas.

Segundo os militares russos, dois mil combatentes chechenos continuam resistindo em Grozny.

Fontes russas e chechenas estimam entre 15 mil e 40 mil o número de civis vivendo na capital, mas esta informaçao nao pôde ser verificada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;