Automóveis Titulo Lançamento
O estado da arte
Por Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
21/04/2010 | 07:00
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A mais nova das Ferraris fez ontem sua estreia em São Paulo. Estado da arte em design e tecnologia, a 458 Italia V8 cupê chega para surpreender fãs e exclusivos consumidores de superesportivos.

O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a 458 Italia - desenvolvida a partir da experiência da Ferrari nas pistas. Além do número de cilindradas, o nome reverencia, pela primeira vez, o país de origem da marca do cavalinho rompante.

O desenho é do prestigiado estúdio Pininfarina. As linhas modernas e arredondadas são, sem dúvida, a atração da máquina. Além de melhorar a eficiência aerodinâmica, elas formam um conjunto harmonioso e quebram o conservadorismo.

Apresentada no ano passado no Salão de Frankfurt (Alemanha), o design da 458 Italia agradou tanto que a montadora já tem dificuldades para atender a todos os pedidos - mesmo com mercados mundiais ainda em fase de recuperação da grave crise financeira.

A Via Italia, importador oficial no Brasil, teve de se esforçar para conseguir trazer o exemplar exibido ontem no Memorial da América Latina.

Mesmo antes de ter o carro para exposição, a importadora já vendeu oito unidades, que serão entregues a partir de julho. Até o final do ano, a Via Italia pretende vender 20 modelos, principalmente em São Paulo.

Substituta da F430, a 458 Italia custa aqui R$ 1,5 milhão. Itens de acabamento interno podem encarecer o veículo em mais R$ 100 mil. A cor predominante no mercado brasileiro será o vermelho, apesar de haver variadas opções no mercado de origem.

"O pacote Brasil tem suas peculiaridades", afirmou Francisco Longo, presidente da Via Italia, cuja loja está localizada na Avenida Brasil, no Jardim América. "Além de cores mais tradicionais, os carros são vendidos aqui com catálogo completo em razão da alta carga de impostos."

A Ferrari criou na sua fábrica de Maranello uma linha exclusiva para a montagem de 2.000 exemplares da 458 Italia por ano. O piloto alemão Michael Schumacher esteve envolvido no desenvolvimento do veículo desde o primeiro estágio.

A 458 Italia tem inovador espaço interno, com novos painel e volante. Alavancas dos piscas laterais e do limpador de parabrisa foram substituídas por botões no volante, que ainda tem embutidos os controles de tração, suspensão e sistema de som.

Também afixadas atrás da volante, borboletas tornam mais dinâmicas as trocas de marcha. Com dupla embreagem, a transmissão tem sete velocidades. Mesmo em alta rotação, as retomadas são rápidas.

O motor V8 de 4,5 litros é o primeiro com injeção direta instalado na parte traseira. O propulsor desenvolve 570 cavalos a 9.000 rpm. O torque máximo é de 54,4 mkgf a 6.000 rpm, sendo que mais de 80% está disponível a partir dos 3.250 rpm.

A 458 Italia acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. O surpreendente é o consumo de 13,7 litros a cada 100 quilômetros. A medição, segundo o fabricante, combina o ciclo estrada/cidade.

Três ponteiras de escapamento foram desenhadas para canalizar o ronco do motor - o som mais gostoso de se ouvir num superesportivo.

FIM DE UMA ERA... - Luca di Montezemolo anunciou ontem que está deixando a presidência do Grupo Fiat. Ele, que continuará no conselho administrativo da empresa e no comando da Ferrari, estaria saindo por discordar dos novos planos do CEO da marca, Sergio Marchionne. John Elkann, vice-presidente, substituirá Montezemolo.

Segmento deve ampliar vendas em 30%

Com preço acima de R$ 600 mil, o mercado de carros superesportivos deve crescer 30% neste ano no Brasil, de acordo com Francisco Longo, presidente do Grupo Via Italia, importador oficial das marcas Ferrari, Maserati e Lamborghini. "O mercado pode superar 250 unidades", prevê o empresário. Segundo Longo, 2010 deve registrar as melhores vendas dos últimos dez anos.

Com a chegada de novas marcas no mercado nacional, como a inglesa Aston Martin, que estreou em fevereiro, cresce a disponibilidade dos superluxuosos, cujos preços podem ultrapassar os R$ 2 milhões.

A venda de um desses veículos requer muita negociação com o interessado, que dificilmente se desloca de seu escritório ou de sua casa para ir a uma concessionária. Um negócio pode levar até meses para se concretizar, segundo fontes do setor que preferem se manter no anonimato.

A Ferrari 458 Italia chega para disputar vendas com o Lamborghini Murciélago LP640, dotado de motor V12 6.5 de 640 cavalos, e com o Porsche 911 Turbo, que tem propulsor V6 3.8 de 500 cv.




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