Setecidades Titulo
Romeiros da região seguem para Aparecida
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
07/10/2005 | 08:26
Compartilhar notícia


Um grupo de cerca de 35 romeiros parte na manhã de sexta-feira, por volta das 5h30, em direção a Aparecida para participar, no próximo dia 12, das comemorações em homenagem à santa padroeira do Brasil. Essa é a nona vez que a romaria é realizada. O grupo parte da Fraternidade Antialcoólica e Drogas do Parque das Nações (rua Egito, 45), passa por bairros como Jardim Santo André e Iguatemi e segue em direção a Guaianases até alcançar a rodovia Presidente Dutra.

O evento é organizado pelo romeiro aposentado Antônio Maurício, 61 anos, morador do Jardim Sílvia Maria, em Santo André. “No primeiro ano, organizei a romaria para pagar uma promessa, pois estava desempregado. Depois acostumei e fiz nos anos seguintes. Após a primeira romaria, nunca mais fiquei desempregado.”

De acordo com o aposentado, desde que foi iniciada, a romaria só deixou de acontecer em três ocasiões. “É que nessa época não deu para conciliar com minhas férias. Agora, já é o quarto ano seguido. Só vou parar quando Nossa Senhora não quiser mais que eu vá.”

Ex-padeiro, Antônio Maurício conta que atualmente trabalha como ambulante vendendo sonhos nas ruas. Esse ano, revela, pensou que mais uma vez deixaria de participar da romaria. “Para completar a renda, alugo cinco quartos de minha casa. Todos estavam fechados. Fiz nova promessa e, há um mês, consegui alugá-los. Acho que foi mais um milagre. Com esse dinheiro poderei novamente ir a Aparecida agradecer essa graça alcançada.”

O corretor de imóveis Paulo Carrara é outro romeiro que acompanha a caminhada todos os anos. “Há alguns anos tivemos problemas de saúde em família. Sempre que podemos vamos agradecer a bênção”.

O grupo deve caminhar cerca de 45 quilômetros por dia. O trajeto até Aparecida é de 180 quilômetros. “Estou em forma. Um mês antes me preparo com caminhadas diárias de uma hora. Os demais também estão. Fazem caminhadas todos os dias. Estamos prontos para a jornada”, garante Antônio Maurício.

Na noite de sexta-feira os romeiros dormem em um hotel da cidade de Arujá. Neste sábado, em Jacareí, no domingo em São José dos Campos e na segunda-feira, em Pindamonhangaba. A chegada dos romeiros em Aparecida, na terça-feira, para a festa de encerramento da novena, está prevista para as 12h. Na quarta, Dia de Nossa Senhora Aparecida, serão celebradas duas missas, às 8h e às 10h.

O grupo retorna a Santo André em ônibus alugado. Cada pessoa vai pagar R$ 50. As despesas com hospedagem e alimentação também correm por conta de cada participante da romaria. No ano passado, cerca de 150 mil pessoas se reuniram em Aparecida para homenagear a Santa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;