Memória Titulo
A inspiração de Agostinho dos Santos no Carnaval 2010

"Manhã tão bonita manhã, na vida uma nova canção." (‘Manhã de Carnaval', de Luís Bonfá e Antonio Maria, sucesso na voz de Agostinho...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Manhã tão bonita manhã, na vida uma nova canção." (‘Manhã de Carnaval', de Luís Bonfá e Antonio Maria, sucesso na voz de Agostinho dos Santos).

Agostinho dos Santos, cantor brasileiro, não foi propriamente um cantor de Carnaval. Foi um cantor romântico e que imortalizou sucessos da Bossa Nova. Um acidente aéreo o levou no auge da carreira, e hoje o Grande ABC pode-se orgulhar em ter Agostinho dos Santos entre nós, no bar que sua família mantém em São Bernardo, a poucos metros do Paço Municipal - um ecomuseu musical com tudo sobre ele, seus discos, suas fotos, as matérias jornalísticas que o imortalizaram.

E alertado pelo amigo Wanderley Salatiel, lembramos de Agostinho dos Santos neste início da cobertura do Carnaval em Memória. Ao Agostinho dedicamos a série que se inicia.

O ARTISTA - Agostinho dos Santos era paulistano. Nasceu em 25 de abril de 1932. Um ponto alto da sua carreira foi ter participado da apresentação da Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova Iorque, no ano de 1962.

Trabalhou no rádio, foi crooner de orquestra, apresentou-se em shows ao lado dos grandes nomes da música brasileira do seu tempo. Era boleiro. Dizia-se sobre ele: ‘Não fosse cantor, seria um grande jogador de futebol.'

Agostinho dos Santos morreu em desastre aéreo perto de Orly, na França, num vôo da Varig. Era 12 de julho de 1973.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 10 de fevereiro de 1980

Política 1 - Lançado o PT no Estado de São Paulo: 10 de fevereiro de 1980, a partir das 8h, no Colégio Sion, em São Paulo.

Política 2 - Lançado o PMDB de São Bernardo: 8 de fevereiro de 1980, uma sexta-feira à noite, no Clube Bochófilo.

Política 3 - Lançado o PTB em Mauá: 8 de fevereiro de 1980, na Câmara Municipal.

Carnaval 80 - Rádio DIÁRIO de corpo e alma no Carnaval. Patrocínio: Frigorífico Paganoti.

Futebol - Empate é tudo para o Corinthians conquistar o Paulista de 1979, hoje, frente a Ponte Preta, no Morumbi - e sem TV.

Especial - Três dissoluções em cada 10 casamentos em Santo André. Reportagem de Maria Luísa Marcoccia.

Especial 2 - Nos carros do metrô Leste-Oeste, tecnologia já 100% brasileira. Reportagem de Aleksandar Jovanovic.

Ciência e Tecnologia - Estréia a página, assinada pelo jornalista Diógenes Silva.

EM 11 DE FEVEREIRO DE...

1890 - Correio Paulistano publica notícia sobre a criação de um novo distrito de subdelegacia, para servir o Núcleo Colonial de Ribeirão Pires. Como subdelegado é nomeado Francisco de Paula Toledo Martins, tendo como suplentes o capitão Manoel José de Oliveira Catta Preta e José de Oliveira Meira.

1970 - O prefeito Antonio Simões, de Ribeirão Pires, faz o seu primeiro pronunciamento: um Plano Diretor para a cidade que escolhe entre o turismo e a indústria.

HOJE

Dia Mundial do Enfermo.

Trabalhadores

Nascem em 11 de fevereiro:

1 - Olga Wenceslau Rincke. 1901. Natural de São João da Boa Vista (SP). Serviços gerais na CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Avenida Industrial, 2.986.

2 - Lindolfo Alves Cunhas. 1916. Natural de Monte Alegre do Sul (SP). Maquinista da Rhodia Química. Residência: Avenida Antonio Cardoso, 319, Santo André.

3 - Anna Schitz. 1926. Natural de São Caetano. Servente de fabricação da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua São Carlos, 114.

SANTOS DO DIA

Lourdes, Lúcio e Pascoal.

Hoje toda a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora de Lourdes (na estampa). Por 18 vezes, apareceu a Bernadete Soubirous, na gruta de Massabielle, perto de Lourdes, na França, em 1858.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;