Setecidades Titulo
São Bernardo assina acordo com o Japão para recuperação da Billings
Por Do Diário OnLine
Com Agências
03/03/2005 | 09:24
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, William Dib, assina na sexta-feira um acordo com o governo japonês que prevê a formulação de um plano diretor e estudo de viabilidade visando a recuperação da represa Billings.

Também estarão presentes para assinatura do documento o embaixador da Agência Brasileira de Cooperação ABC, do Ministério das Relações Exteriores, Lauro Barbosa da Silva Moreira, e o coordenador de cooperação técnica da Agência de Cooperação Internacional do Japão, Hyogen Kamatsu.

A previsão para a elaboração do plano diretor e o estudo de viabilidade é de 16 meses, a partir da assinatura do contrato. O custo inicial a ser investido pelo Japão está estimado em US$ 1,5 milhão, com contrapartida de igual valor custeada pela Prefeitura. 

Com os estudos em mãos, a Administração Municipal pretende obter financiamento estimado em US$ 250 milhões junto a instituições financeiras internacionais para execução do projeto, que deverá ser iniciado em 2006. A estimativa inicial é de que 320 mil pessoas seriam beneficiadas diretamente e o processo abriria campo para cerca de 30 mil empregos na cidade.  

O documento preliminar de trabalho, elaborado por uma missão de trabalho enviada pelo governo japonês em novembro do ano passado, traça em linhas gerais uma série de medidas relacionadas à redução da carga poluidora lançada na represa, entre elas a recuperação da água, tratamento de esgoto doméstico, coleta e destinação de resíduos sólidos, aumento de áreas verdes ao redor da Billings e a difusão do trabalho de educação ambiental com a sociedade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;