Política Titulo
Vereador acusa hackers por invasao
Mônica Serrano
Especial para o Diário
26/09/2000 | 00:11
Compartilhar notícia


O vereador petista Hamilton Lacerda (PT), candidato à reeleiçao à Câmara de Sao Caetano, afirmou que foi vítima de hackers (piratas da rede de computadores), no último sábado. Eles teriam invadido um cadastro eletrônico de endereços e enviado um e-mail em seu nome, com a imagem alterada do prefeito e candidato à reeleiçao, Luiz Tortorello (PTB), sobreposta à do ditador Adolf Hitler.

"Alguém gerou um endereço eletrônico parecido com o meu", disse Lacerda. O gerenciador de mensagens estava configurado como Hamilton Lacerda. Segunda à tarde o vereador enviou ao iG, provedor utilizado para envio da mensagem, uma carta solicitando o número do telefone de onde partiu a mensagem. "Nao sei qual vai ser a justificativa deles, mas se nao conseguir por bem, entro com mandado de segurança."

O assessor jurídico do prefeito, Joao da Costa Faria, disse que Tortorello ainda nao foi comunicado sobre o fato.

A cada 10 dias, Lacerda enviava o boletim informativo e-horaH para cerca de 40 pessoas. Os hackers conseguiram resgatar essa listagem e enviaram a imagem de Tortorello por meio do endereço: hbflacerdal@ig.com.br. A imagem escaneada é a mesma da propaganda eleitoral de Tortorello, com alteraçoes na foto. Foram engrossadas as sobrancelhas, acrescentado o bigode, cabelos, o uniforme nazista com duas suásticas e o número 666 na testa.

O vereador está determinado a apurar os responsáveis. "Quem fez isso é tao nazista quanto Hitler e pode ficar esperto porque vou descobrir", afirmou. Nesta segunda, ele registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia sede da Polícia Civil de Sao Caetano, caracterizado como falsidade ideológica e crime eleitoral. Outra providência acionada foi enviar uma mensagem a todas as pessoas que receberam a imagem, na qual dizia: "fui usado para fazer oposiçao, nao preciso fazer nunhuma apelaçao ou baixaria".

Lacerda reconhece que tem muitas divergências com o prefeito. "Sou oposiçao em termos de propostas, acho ele (Tortorello) autoritário e antidemocrático, mas nunca o compararia a Hitler, uma pessoa que exterminou milhoes de pessoas", disse.

Nesta terça, o vereador pretende pedir abertura de inquérito no setor de Investigaçao de Crimes de Tecnologia de Telemática da Polícia Civil, do Estado de Sao Paulo, órgao responsável pela apuraçao de crimes na Internet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;