Internacional Titulo
Polônia pode retirar suas tropas do Iraque
Do Diário OnLine
Com Agências
21/04/2004 | 14:10
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro da Polônia, Leszek Miller, afirmou nesta quarta-feira que o país está estudando formas de tirar seus soldados do Iraque. Ele ressaltou, entretanto, que uma retirada seria negociada com os Estados Unidos, que controlam as forças de ocupação no país árabe.

"Não faremos qualquer gesto brusco. A decisão final sobre a data deve ser bem pensada e tomada em acordo" com os americanos, explicou o primeiro-ministro, que deixa o cargo no dia 2 de maio. "O problema existe. Não se pode fechar os olhos para o fato de que os espanhóis e os latino-americanos estão saindo".

Miller descartou a possibilidade de aumentar o contingente polonês no Iraque, dizendo que é mais provável "reduzi-lo". A divisão multinacional dirigida pela Polônia no sul de Bagdá conta com cerca de nove mil homens, dos quais quase 2,5 são poloneses.

O líder polonês explicou que seu provável sucessor, Marek Belka, vai informar sua decisão com relação às tropas no Iraque em seu primeiro discurso, em maio. Nesta quarta-feira, o ministro da Defesa polonês, Jerzy Szmajdzinski, declarou que haveria uma reorganização militar no Iraque para sanar a falta dos soldados espanhóis, hondurenhos e dominicanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;