Setecidades Titulo
Aberturas em gradil de proteção de escada em Mauá facilita vandalismo
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
19/08/2003 | 07:23
Compartilhar notícia


Parte do gradil de proteção da passarela que interliga as avenidas Barão de Mauá e João Ramalho e dá acesso à estação de trem, no Centro de Mauá, está enferrujado e apresenta grandes buracos. Os vãos são aproveitados para atos de vandalismo contra os trens e oferecem risco aos usuários, já que algumas das aberturas se localizam na parte baixa da passarela.

O desempregado Ednelson Ferreira, 31 anos, que usa a passarela com freqüência, diz ter presenciado grupos arremessando pedras nos vagões à noite. “Os buracos são tão grandes que parecem até janelas. E, pelos que estão mais embaixo, uma criança pode cair sobre a avenida”.

Além dos danos no gradil, um dos três conjuntos de escadas rolantes, ao lado da estação de trem, está desligado e parcialmente interditado. Uma camada grossa de poeira cobre a parte exterior da passarela, o que reduz a iluminação no interior.

O não-funcionamento das escadas rolantes é um problema antigo, segundo o caldeireiro José Acendino, 53 anos. “Estão sempre quebradas. Dá impressão de abandono.”

Apenas a escada que deveria descer, desligada, tem passagem livre. O acesso pelo lado que deveria subir está interditado porque os degraus e o corrimão estão parcialmente desmontados. Mesmo assim, o vendedor ambulante Luiz Antônio Hipólito, 47 anos, diz que prefere ter acesso à passarela pela escada desligada. “Passo aqui somente para ir ao supermercado (que fica ao lado da estação de trem). Só quando tenho de carregar muitas sacolas é que atravesso a avenida para subir pela escada rolante”, afirmou.

Manutenção - Sobre as aberturas no gradil de proteção, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que uma vistoria imediata seria feita para prevenir acidentes. Ainda segundo a assessoria, os gastos com a conservação das escadas rolantes da passarela central, um dos alvos preferidos para vandalismo em Mauá, chegam em média a R$ 12 mil mensais por mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;