Internacional Titulo
Italianos preparam manifestações para libertar reféns no Iraque
Da AFP
27/04/2004 | 13:39
Compartilhar notícia


Várias cidades da Itália estão convocando seus cidadãos para que saiam às ruas e peçam a libertação dos três italianos reféns de rebeldes no Iraque. Na segunda-feira, os seqüestradores disseram que libertariam as vítimas se os italianos fizessem manifestações contra a guerra.

O governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi e os partidos de oposição recusaram a proposta, acusando os seqüestradores de estarem fazendo chantagem com a população da Itália. O quatro italiano feito refém pelos iraquianos foi executado.

“Não queremos ceder às exigências dos seqüestradores, e sim manifestar nossa solidariedade com os reféns e protestar contra a guerra, esperando que isso contribua para a libertação”, declarou prefeito de Bari, Nicola Madaro, cidade natal de um dos seqüestrados.

Roma convocou para quinta-feira uma das manifestações, enquanto os cidadãos de outras cidades, como Bari, Cesenatico e Prati, onde nasceram os três reféns, também sairão às ruas para pedir a libertação de seus conterrâneos.

Os rebeldes iraquianos mantêm os italianos seqüestrados desde o dia 12. No vídeo, os rebeldes também chamam o primeiro-ministro Silvio Berlusconi de “servo das ordens de seu patrão”, numa referência ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Em Londres, o primeiro-ministro declarou nesta terça-feira que a Itália tem a intenção de prosseguir sua missão no Iraque. “Começamos uma missão e vamos prosseguir”.

A Itália enviou um contingente de três mil homens ao sul do Iraque, sob comando britânico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;