Nacional Titulo
Saúde amplia Samu no Estado de São Paulo
Do Diário OnLine
Com Agências
22/03/2005 | 13:56
Compartilhar notícia


O Ministério da Saúde inaugura nesta terça-feira o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A inauguração acontece simultaneamente em outras dez cidades brasileiras: Palmas (TO), Araguaína (TO), Gurupi (TO), Imperatriz (MA), Contagem (MG), Itabira (MG), Teresina (PI), Apucarana (PR), Camaçari (BA) e Mossoró (RN).

Samu/192 é um serviço de socorro pré-hospitalar móvel de emergência. O atendimento é feito por equipes de profissionais de saúde que recebem as chamadas, gratuitas, feitas pelo telefone 192. Os pedidos de socorro são atendidos nas centrais de regulação por um médico, presente 24 horas por dia. A resposta uma simples orientação, o envio de uma ambulância básica, com auxiliar de enfermagem, ou avançada, com enfermeiro e médico.

Em São José do Rio Preto, o Samu está estruturado para atender a população com cinco ambulâncias (quatro unidades de suporte básico e uma unidade de suporte avançado) e uma central de regulação médica. No Estado de São Paulo o Samu já está implantado na capital e também nas cidades de Bauru, Campinas, Catanduva, Diadema, Guarulhos, Jaú, Marília, Mauá, Piracicaba, Ribeirão Preto e Santo André, cobrindo 17 milhões de habitantes. Por mês, o serviço realiza mais de 30 mil atendimentos.

O serviço de urgência de São José do Rio Preto foi integrado à Rede Nacional Samu/192 do Ministério da Saúde e, por isso, recebe ajuda mensal do ministério no valor de R$ 96,5 mil. Os recursos equivalem a 50% do custo mensal do Samu.

Em breve, o município contará com novos equipamentos para a central de regulação e para as ambulâncias de suporte avançado, consolidando a Política Nacional de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;