Economia Titulo
Químicos lançam campanha salarial e param Autometal
William Glauber
Do Diário do Grande ABC
22/10/2005 | 07:49
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Químicos do ABC deflagrou sexta-feira a operação Efeito Dominó para pressionar os setores patronais durante o período de negociação da convenção coletiva da categoria. A manifestação atrasou em meia-hora a entrada de 300 trabalhadores da Autometal, em São Bernardo, nos turnos das 6h e das 13h. Os sindicalistas anunciam ainda uma série diária de protestos nas portarias de indústrias das sete cidades do Grande ABC até o dia 31 deste mês.

Em assembléia realizada no dia 23, os trabalhadores aprovaram a pauta de reivindicações. Entre os principais pontos a serem colocados na mesa de negociações durante reunião agendada para o dia 10, junto a CEAG-10, da Fiesp, figuram a reposição e aumento real de salários de 16,14%, recuperação do piso salarial e PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) de acordo com a média salarial de cada empresa. A categoria pleiteia também a redução de 10% da jornada de trabalho, o fim das horas extras para geração de novas vagas e representação sindical no local de trabalho.

Os índices de reajuste serão discutidos nas próximas rodadas, marcadas para os dias 25 e 31. No dia 1º de novembro, os trabalhadores avaliam em assembléia, a ser realizada na sede do sindicato em Santo André, as propostas patronais. Na região, o setor emprega 38 mil trabalhadores.

O desempenho apresentado no primeiro semestre deste ano pelas indústrias que compõem o CEAG-10 - química, plásticos e resinas - serve de estímulo, segundo sindicalistas, para a conquista das reivindicações. A Abiquim anunciou crescimento de 30,5% do faturamento líquido das indústrias químicas.

Autometal - A diretoria da Autometal não quis se manifestar sobre o protesto organizado pelo sindicato. No entanto, a coordenadora de Recursos Humanos, Rosângela Esteves, destacou que a empresa honra com todos os compromissos firmados em convenção. "O sindicato faz a sua parte e isso é normal em época de negociação. O índice do dissídio será respeitado como acontece em todos os anos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;