Setecidades Titulo
Garoto que perdeu baço recebe vacina em UBS de Santo André
Por Leandro Calixto
Do Diário do Grande ABC
28/10/2005 | 08:49
Compartilhar notícia


O garoto Jonathan Renan Arraes, 7 anos, recebeu quinta-feira a vacina contra meningite, após 14 dias de ter feito uma cirurgia para a retirada do baço, no Centro Hospitalar Municipal de Santo André. Ele deveria ter recebido a dose logo após a cirurgia, o que não ocorreu porque o Centro Hospital não tinha o medicamento. Quinta-feira, a Prefeitura de Santo André disponibilizou para o garoto a vacina na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Carla. Ele tomou por volta das 16h.

A vacina era fundamental para que Jonathan não corresse risco de contrair meningite, devido à baixa resistência após a retirada do órgão. "Depois de todo o sofrimento que passamos, estamos felizes porque os médicos disseram que ele não terá nenhuma complicação no futuro. Esperamos agora que ele volte a ter uma vida normal", disse aliviada a mãe de Jonathan, a ajudante de cozinha Simone Cristina, de 34 anos. Já Jonathan não vê a hora de voltar para a escola. "Estou cansado de ficar em casa. Quero voltar a brincar com meus amiguinhos. Quem sabe amanhã (nesta sexta-feira)", disse o garoto.

Jonathan Renan sofreu um acidente de carro no último dia 13, na avenida D.Pedro I, em Santo André. Devido à forte batida da Kombi que estava em um poste, o baço do garoto sofreu grande fissura e teve de ser retirado. Por causa do acidente, Jonathan deixou de freqüentar a escola, na Vila Suíça, onde mora.

Quando soube do caso do garoto, o médico da disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina do ABC, Afonso Oetting Júnior, disse que Jonathan deveria tomar a vacina na fase pós-operatório. Para ele, se fosse adiada por muito tempo, ele teria a chance de sofrer uma infecção e conseqüentemente contrair pneumonia ou meningite. Principalmente se tivesse contato com algum tipo de bactéria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;