Economia Titulo
Crédito à vontade anima comércio
Por Anderson Amaral
Do Diário do Grande ABC
02/07/2006 | 10:01
Compartilhar notícia


A expansão da oferta de crédito ao consumidor segue sustentando o comércio varejista do Grande ABC. Na primeira quinzena de junho, as vendas cresceram até 14,3% em relação a igual período do ano passado.

A avaliação considera o número de consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e ao Usecheque apurado pelas associações comerciais, que servem de referência para as vendas do segmento - o primeiro, para os negócios a prazo, e o segundo, para as transações à vista.

Em Santo André, as consultas ao SCPC e ao Usecheque cresceram 13,7% nos primeiros 15 dias deste mês ante igual período de junho de 2005, segundo a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). Na comparação com o mesmo período de maio passado, houve queda de 2,2%.

Para o vice-presidente financeiro da entidade, Wilson Ambrósio, o desempenho reflete, na comparação anualizada, o maior acesso ao crédito, "que estimula as compras por impulso". Ambrósio avalia, no entanto, que o aumento na número de consultas não indica necessariamente um acréscimo igual nas vendas, mas sim que o lojista "está mais cauteloso". Para ele, a expansão é de 5% a 6%.

Na análise mensal, a redução de 2,2% é explicada pelo vice-presidente da Acisa pelo Dia das Mães, que teve impacto muito mais acentuado nas vendas de maio do que o Dia dos Namorados, comemorado neste mês.

Acumulado - No acumulado de janeiro a maio, as estatísticas indicam um quadro ainda mais positivo. Segundo a Acisa, a quantidade de sondagens ao SCPC registrou aumento de 23,4% em relação a igual período de 2005, enquanto a de consultas ao Usecheque cresceu 12,8% na mesma base de comparação.

Ambrósio avalia que o cenário é favorável para os próximos meses, mas pode "recrudescer se surgirem incertezas no plano político, que normalmente inibem o consumidor, principalmente no que diz respeito às vendas a prazo", fazendo referência às eleições de outubro.

Queda - Em Diadema, o número de sondagens ao SCPC encolheu 4,4% na primeira quinzena deste mês ante o mesmo período de maio, mas cresceu 6,6% em relação a junho do ano passado, segundo a associação comercial e empresarial do município, a ACE Diadema. Por sua vez, as consultas ao Usecheque na cidade caíram 0,1% e 11,4%, respectivamente, nas duas comparações.

Para o gerente administrativo da ACE Diadema, Marcos Vicente, os números negativos refletem a "expansão da inadimplência na cidade, devido ao aumento da oferta de crédito verificado nos últimos anos."

Idêntico - Em Mauá, o comportamento é semelhante. O número de consultas ao SCPC teve expansão de 14,3% na primeira quinzena do mês ante igual período de junho do ano passado, segundo a Aciam (Associação Comercial e Empresarial de Mauá). Contra os mesmos 15 dias de maio deste ano, a queda foi de 0,2%.

Por sua vez, o número de sondagens ao Usecheque cresceu 9,5% na comparação anualizada, mas recuou 10,1% ante a primeira quinzena de maio.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;