Cultura & Lazer Titulo Encontro
Dois por um

Mario Adnet e Paulo Jobim lançam na
próxima semana CD e DVD em homenagem a Tom

Por Miriam Gimenes
13/10/2017 | 07:46
Compartilhar notícia
Divulgação


Paulo Jobim, primogênito de Tom (1927-1994), herdou do pai não apenas o sobrenome, mas também o talento artístico. E, na próxima semana, em homenagem aos 90 anos do nascimento do maestro soberano, o músico lança, junto com o compositor, arranjador e instrumentista Mario Adnet, o CD e DVD/DOC Paulo Jobim e Mario Adnet – Jobim, Orquestra e Convidados (Biscoito Fino).

Para a composição do projeto foi formada uma orquestra, dirigida por eles, que reuniu 35 músicos, entre base, cordas e sopros. O grupo de 22 cordas foi arregimentado pelo violinista e maestro paulista Claudio Cruz. “Este trabalho é uma continuidade de um projeto que fiz com com Paulo Jobim em 2002 chamado Jobim Sinfônico, com o qual ganhamos um Grammy (Latino de Melhor CD Clássico) em 2004. Mas digo ser uma continuidade ‘ensolarada’ dessa vez porque estamos fazendo com músicas mais conhecidas, algumas lado B e trazendo jovens interpretes”, explica Adnet. As gravações, acrescenta, tiveram início em maio deste ano, nos estúdios da gravadora e na Cidade das Artes (Sala de Ensaio), no Rio de Janeiro.

Das 13 canções que compõem o repertório, dez são de autoria de Tom Jobim, algumas com parceiros, e três de Paulo Jobim e Ronaldo Bastos. O disco tem sete arranjos novos criados por Mario Adnet, dois de Paulo e quatro do lendário maestro alemão Claus Ogerman, que morreu em março do ano passado e foi parceiro de Tom.

Entre as selecionadas estão, por exemplo, Chovendo na Roseira, que conta com a participação de Luiz Pié; Chega de Saudade (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes), com Alfredo Del-Penho; Águas de Março, com Antonia Adnet; Olha Maria (de Tom Jobim, Chico Buarque e Vinicius de Moraes), com Júlia Vargas; Falando de Amor, com Alice Caymmi; e Eu Te Amo (de Tom Jobim e Chico Buarque), com Dora Morelenbaum e Vicente Nucci. “Pensamos em um Tom para o futuro, de manter o legado para o jovem. As músicas dele são atemporais, de nível altíssimo e ele continua sendo um dos maiores ícones brasileiros no Exterior. Aqui se não ficarmos nos movimentando... Ainda mais nesse momento que estamos vivendo, político, onde estamos vendo aparecer toda essa sujeira escondida debaixo do tapete.”

O show de lançamento será dia 21, na Cidade das Artes, no Rio, mas eles pretendem rodar o País com o projeto. “Pensamos em fazer em outros locais, inclusive aí no Grande ABC. A ideia é realizar com o pessoal local, com projetos sociais. É uma forma de difundir esse legado”, promete Adnet. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;