Internacional Titulo
Avião britânico que caiu no Iraque foi derrubado por rebeldes, diz jornal
Da AFP
17/05/2005 | 08:37
Compartilhar notícia


O avião Hércules da RAF (Royal Air Force), que caiu em janeiro passado no Iraque matando seus dez ocupantes, foi derrubado por rebeldes iraquianos, que utilizaram armas antiaéreas antigas. A revelação foi feita nesta terça-feira por um jornal britânico.

Segundo o Daily Telegraph, uma investigação preliminar sobre as causas da catástrofe - a maior perda de vidas entre os britânicos desde o início da guerra no Iraque - descartou todas as causas, exceto um eventual ataque dos rebeldes iraquianos.

Agora, um oficial revelou que a investigação concluiu que o avião foi derrubado por disparos antiaéreos, quando voava a baixa altitude, talvez a apenas 46 metros do solo. A aeronave "foi feita em pedaços por um canhão de 20mm, o que provocou a queda", disse o oficial, que pediu para não ser identificado.

Segundo o jornal, os disparos podem ter saído de um canhão duplo do tipo Zu-23, dos anos 60, fabricado na China ou na União Soviética, uma arma que figurava no antigo arsenal do presidente iraquiano Saddam Hussein. Este tipo de arma tem o alcance de 1,8 km e pode ser fixado em um caminhão ou puxado em reboque.

Se tal versão for confirmada, a coalizão liderada pelos Estados Unidos no Iraque poderá ser obrigada a rever as rotas e altitude de seus aparelhos sobre o território iraquiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;