Setecidades Titulo Festas
Programação especial para o fim de ano agita dia em Santo André

Evento de destaque foi o Natal da Acisa. que reuniu cerca de 7.000 no Paço Municipal

Por Renato Fontes
Especial para o Diário
14/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Prefeitura de Santo André realizou ontem diversos eventos para toda a família na cidade. A manhã começou com a Marcha da Bíblia e show gospel no Paço Municipal, atos seguidos pela chegada do Papai Noel no Parque Guaraciaba (leia mais abaixo). Já o período da noite foi marcado pelo Natal da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e pela Festa da Consagração ou das Luzes, de tradição judaica.

De acordo com a Polícia Militar, o Natal da Acisa, realizado pelo segundo ano consecutivo no Paço Municipal, reuniu cerca de 7.000 pessoas que acompanharam apresentações da Orquestra Sinfônica da cidade, das crianças do Projeto Jeda (Juventude Esperança do Amanhã) e do Coro da UFABC (Universidade Federal do ABC) que interpretaram canções de famosos músicos internacionais como ‘Noite Feliz’, do compositor austríaco Franz Xaver Gruber, e ‘Jesus Alegria dos Homens’, do alemão Johann Sebastian Bach. Além do tradicional Papai Noel, uma árvore natalina e um presépio confeccionados em material reciclável deram o toque final à decoração do evento.

“O significado do Natal vai muito além de simples troca de presentes e uma mesa farta de alimentos. Esse momento serve para refletirmos sobre a vida e para celebrarmos o nascimento do Menino Jesus”, comenta, emocionado, o presidente da Acisa, Evenson Robles Dotto.

Ainda segundo Dotto, a intenção do evento é cativar a população do Grande ABC para que fique na região durante esse período festivo. “Santo André tem muita coisa boa para oferecer nesta época do ano. Não é necessário ir ao Parque do Ibirapuera para vivenciar um momento como este”. finaliza.

Ao que parece, essa ideia da organização tem obtido resultado satisfatório. O casal Denise, 53 anos, e Edson Gaspar, 51, trouxe cadeiras de praia e comprou pipocas para curtir o evento de maneira mais confortável. “Há muitos anos acompanho essa festa e cada ano que passa ela fica mais linda”, conta Denise. “É uma excelente iniciativa. Atualmente as pessoas têm sido materialistas e não espiritualistas, isso ajuda a resgatar o verdadeiro sentido natalino”, revela Gaspar, que é coronel da reserva da Polícia Militar.

O público adulto não foi o único a se encantar com as apresentações da noite. Bastava notar o brilho no olhar de cada criança para perceber a presença da magia do Natal. “Nunca vi algo tão bonito em toda minha vida”, conta a estudante Giovanna Silva, 8.

A pequena Maira Cassin, 6, também era só alegria. “Vi o Papai Noel, mas esqueci de contar para ele o presente que quero ganhar”, lamenta ela que deseja receber uma boneca. Raquel Cassin Berti, 39, é mãe da garota e foi responsável por trazê-la à festa. “Excelente oportunidade para ela aprender um pouco mais sobre o Natal”,

O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), também compareceu. “Em um ano marcado por crise política no Brasil e atentados terroristas pelo mundo, nada melhor do que o Natal para nos trazer esperança de dias melhores”.


Comunidade garante presentes para 2.000 crianças

As crianças que moram no entorno do Campo do Guaraciaba, em Santo André, tiveram uma manhã de domingo muito diferente das demais ao longo do ano. Teve Papai Noel que chegou de helicóptero, brinquedos e muita diversão para toda a família.

A festa, que acontece há 19 anos, tradicionalmente nesta época do ano, reuniu cerca de 3.000 pessoas. Foram entregues 2.000 presentes (carrinho para os meninos e um kit cozinha para as meninas). Refrigerante, sorvete e 115 quilos de cachorro-quente gratuitamente para quem estava no local. “Tudo é feito graças às doações que recebemos. Neste ano, grande parte das coisas conseguimos por meio da ajuda de uma rede atacadista que recentemente abriu uma loja aqui no bairro. Mas não podemos esquecer dos inúmeros moradores que nos ajudam com diferentes quantias para que essa confraternização aconteça”, disse um dos organizadores, José Teixeira Mendes, presidente do Esporte Clube Guaraciaba, mais conhecido como Zezão. Ao todo, foram desembolsados R$ 20 mil, em média, para que o evento fosse viabilizado.

No campo, brinquedos infláveis, cama elástica e touro mecânico foram os responsáveis por garantir a alegria das crianças. O mecânico Vanderlize de Souza, 21 anos, acompanhava a filha de um ano e meio. “É a primeira vez que participamos. Ela está gostando muito. Acho importante termos isso na comunidade. É um dia diferente e feliz”, contou.

Segundo o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), também presente no evento, as pessoas, geralmente, têm poucas opções de lazer, por isso a importância do evento. “É uma grande confraternização, fruto da mobilização de muita gente. Isso é comunidade.”

O local fica próximo ao Morro do Kibon e ao Bairro Mirante – local onde estão sendo construídas duas creches. “Há muitas crianças e a demanda é grande”, comentou o prefeito.

A dona de casa Rosiane Rios, 37, participou pela primeira vez. Ela estava com o sobrinho cadeirante, por paralisia cerebral, de 7 anos. “Sou eu quem cuido dele e resolvi trazê-lo. Ele adorou. Ganhou o presente e viu o Papai Noel, mas só de longe, porque tem medo”, confidenciou, com bom humor. Outra família que prestigiou o evento foi a da dona de casa Débora Lopes, 31. Acompanhada do marido e dois três filhos, ela ficou feliz com a alegria dos pequenos. “Eles estão adorando. Brincando muito e se divertindo. Pretendo vir nos próximos anos também. É um evento bastante familiar”, elogiou.

Bispo realiza cerimônia de abertura das Portas Santas

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, abriu ontem a Porta Santa do Jubileu da Misericórdia na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, gesto que foi repetido em outros quatro pontos do Grande ABC. A cerimônia teve início na Praça do Calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima.

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi aberto pelo Papa Francisco no dia 8, com cerimônia no Vaticano. O Ano Santo vai durar até 20 de novembro de 2016 e tem como tema ‘Misericordiosos como o Pai’.

Em Roma, o pontífice abriu a Porta Santa na Basílica de São João de Latrão, considerada a primeira catedral da Igreja Católica. “É o momento para redescobrir a presença de Deus e a sua ternura de Pai. Deus não ama a rigidez. Ele é Pai, é terno. Faz tudo com a ternura de Pai”, declarou, na homilia da Eucaristia que presidiu na basílica papal.

Dom Pedro, ao presidir a cerimônia no Grande ABC, explicou que a “peregrinação é um sinal peculiar do Ano Santo. É uma meta a alcançar e que exige empenho e sacrifício”.

A exemplo do que ocorre com os peregrinos de Santiago de Compostela, na Espanha, a Diocese de Santo André está distribuindo o Passaporte da Misericórdia aos peregrinos que adentrarem as cinco Portas Santas durante o Ano Santo.

As cinco Portas Santas estão na Catedral Nossa Senhora do Carmo; Basílica Menor Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Praça da Matriz, São Bernardo); Santuário Nossa Senhora Aparecida (Bairro Pauliceia, São Bernardo); Santuário São Maximiliano Maria Kolbe (Estrada do Morro Grande, 870 no Riacho Grande, em São Bernardo); e Santuário Senhor do Bonfim (Rua do Oratório, 1.458, no Parque das Nações, Santo André).

JUDEUS

A rua Delfim Moreira, no Centro de Santo André, foi palco da celebração do último dia do Chanucá, popularmente conhecido como Festa das Luzes, ritual que celebra a luta dos judeus macabeus contra os greco-sírios pelo direito de seguir a própria religião, ocorrida há quase 3.000 anos. Desde o dia 6, cada família judia acendeu uma vela de um candelabro até que o Chanucá fosse completo no domingo, totalizando oito dias conforme manda a tradição.

Em Santo André, foi acesso um poste em formato de candelabro. “A luz representa o domínio sobre as trevas, a sabedoria sobre a ignorância e a pureza sobre a impureza”, conta o rabino responsável pelas sinagogas de São Paulo Shamai Ende, 52 anos. “Vivemos em uma época em que há muita maldade no coração das pessoas. Para alcançar a paz, basta acender uma vela”, acredita o rabino Yousef Tawil, 53. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;