Economia Titulo
Grécia pode melhorar ainda mais proposta de reformas, diz ministro francês
Por
02/04/2015 | 06:37
Compartilhar notícia


O ministro de Finanças da França, Michel Sapin, disse hoje que a proposta de reformas apresentada pela Grécia melhorou, mas pode ir além.

Ontem, o governo grego submeteu a credores internacionais um plano de reformas que inclui medidas para elevação de impostos e novos gastos. As reformas são uma condição para que a Grécia consiga liberar novos recursos de seu programa de ajuda.

"A lista é melhor que a da última vez", disse Sapin, durante coletiva na França. "A questão é 'eles podem ir além'? A resposta é sim, eles ainda podem ir além", completou.

Sapin afirmou, porém, que todos os negociadores envolvidos trabalham com a hipótese de a Grécia permanecer na zona do euro. Segundo o ministro, uma eventual saída de Atenas teria sérias consequências econômicas na Europa e representaria também um fracasso político para o bloco, cuja vocação é expandir, não contrair.

Perguntado se a Grécia poderá deixar o euro involuntariamente, Sapin disse que não poderia descartar essa possibilidade. "Não dá para excluir a possibilidade de um acidente...mas realmente não quero que isso aconteça", disse o ministro.

Sobre a perspectiva econômica da França, Sapin adotou tom cauteloso após o primeiro-ministro Manuel Valls ter dito recentemente que o país poderá crescer até 1,5% este ano. De acordo com Sapin, a previsão de crescimento para 2015 que constará em documento oficial que a França está para entregar a Bruxelas continuará sendo de 1%. Para Sapin, é melhor ser realista do que eventualmente se decepcionar. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;