Política Titulo
Em Diadema, fantasma leva à direção folha de ponto retificada

Aldevino Neto corrige informações; ele havia registrado presença em dias que ainda viriam

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
02/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Suspeito de ser funcionário fantasma, Antonio Aldevino Neto, o Netinho, protocolou na Câmara de Diadema espelho de ponto retificado para escapar de investigação por parte da direção da Casa. Assessor parlamentar da vereadora Cida Ferreira (PMDB), ele havia assinado presença, em folha anterior, em dias que ainda estavam por vir, indicando fraude no sistema de RH (Recursos Humanos) do Legislativo diademense.

Ontem, durante a sessão, o presidente da Casa, José Dourado (PSDB), voltou a falar que não há fatos a serem apurados. Relatou que Netinho encaminhou ao departamento de RH espelho de presença dentro da normalidade e que, por isso, não há como abrir sindicância.

Na quarta-feira da semana passada, a equipe do Diário obteve papel em que Netinho indicava ter trabalhado até o dia 31 de março – ou seja, ele antecipou a rubrica em pelo menos seis dias. A falsificação foi chancelada por Cida, que atestou frequência de seu funcionário. Depois de ser procurada pelo Diário, ela solicitou outro espelho para que Netinho corrigisse as informações.
“Verifiquei no RH e aquela folha de frequência não foi protocolada. Então, não se torna oficial. Assim, não há necessidade de abertura de sindicância. Se aquela folha fosse levada ao RH, eu abriria (investigação interna)”, declarou Dourado.

Desde que o caso foi revelado, na segunda-feira, operação para acobertar a situação foi colocada em prática. Os secretários de Assuntos Jurídicos, Roberto Viola, e de Administração e Finanças, João Merenda (PPS), informaram que não poderiam apurar o episódio porque ninguém havia protocolado pedido de investigação. Vereadores também fizeram uso do corporativismo para não pressionar a direção da Casa por explicação mais profunda. Ontem, durante a sessão, nenhum parlamentar comentou o fato.

Ao dar sua versão, Netinho se contradisse diversas vezes. Afirmou que assinou antecipadamente o espelho de ponto sem ver. Também disse que não faltava em serviço – colegas dele relataram que o servidor não aparecia no Legislativo há pelo menos dois meses, tendo passado dias de expediente na praia de Paraty, no Rio de Janeiro. Ele confirmou a ida a Paraty, porém garantiu que foi em fim de semana. Também questionou o fato de a equipe do Diário insistir em pedir explicação do episódio.

Dourado informou que há projeto de modernização do sistema interno. Entretanto, não há previsão para que o plano saia do papel. Por enquanto, servidores continuarão assinando previamente papel de presença – com brechas para fraude –, documento esse que é fiscalizado apenas pelo vereador contratante.

ADIADO
Vereadores adiaram ontem o projeto de lei proposto pelo governo do prefeito Lauro Michels (PV) que permite a associações habitacionais da cidade a celebrarem acordo para parcelar dívidas que possuem com a Prefeitura. O texto retorna na sessão da semana que vem. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;