Internacional Titulo
Holocausto: Vaticano confirma abertura de arquivos em 2003
Da AFP
28/12/2002 | 13:53
Compartilhar notícia


O Vaticano confirmou este sábado que em 2003 abrirá seus arquivos sobre as atividades de núncio apostólico na Alemanha do cardeal Eugenio Pacelli, o futuro Papa Pio XII, eleito em 1939, mas mudou a data da divulgação de 1º de janeiro para 15 de fevereiro.

"No dia 15 de fevereiro de 2003, vários documentos de arquivos sobre as relações entre a Santa Sé e a Alemanha de 1922 a 1939, ou seja durante o pontificado do Papa Pio XI, serão colocados a disposição dos historiadores", declarou o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls.

As atitudes da Igreja Católica durante o Shoah, e fundamentalmente seu silêncio, foram muito criticadas por historiadores e organizações judaicas, sobretudo no período em que o monsehor Pacelli foi o núncio apostólico em Munique (1992-25) e em Berlim (1925-29).

Os documentos serão retirados das pastas "Asuntos eclesiásticos extraordinários (...). Arquivos secretos do Vaticano, Arquivos da nunciatura apostólica de Munique e Arquivos da nunciatura apostólica de Berlim", acrescentou o porta-voz. Navarro-Valls precisou que em relação a última pasta, "os documentos que englobam o período 1931-34 foram completamente destruídos quando os Aliados bombardearam Berlim, em 1945, e no incêndio da nunciatura".

Os arquivos da Santa Sé do pontificado de Pio XII durante o nazismo e o Holocausto não serão divulgados antes de 2005, informou o Vaticano em fevereiro passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;