Internacional Titulo
Fischer: Berlim pode apoiar guerra no Iraque
Da AFP
28/12/2002 | 10:25
Compartilhar notícia


O ministro alemão das Relações Exteriores, Joschka Fischer, não excluiu a possibilidade de seu país aprovar no Conselho de Segurança da ONU uma eventual guerra contra o Iraque, segundo uma entrevista concedida à revista Der Spiegel que será publicada nesta segunda-feira.

Indagado se a Alemanha votará por uma guerra contra o Iraque no Conselho de Segurança, Fischer declarou: "ninguém pode se aventurar a previsões porque ninguém sabe como e em que condições o Conselho estudará a questão".

O tema é de grande interesse, pois a Alemanha, a partir de 1º de janeiro, será membro não permanente do Conselho por um período de dois anos. Joschka Fischer reafirmou que seu país "não participará militarmente em uma intervenção" e acrescentou: "Sempre dissemos claramente que não enviaremos soldados".

No entanto, o ministro enfatizou que Berlim está ao lado dos Estados Unidos na luta contra o terrorismo e tem interesse que essa aliança se mantenha.

A decisão do governo alemão de não participar em uma intervenção armada no Iraque, inclusive com o aval do Conselho de Segurança, provocou o esfriamento das relações entre a Alemanha e os Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;