Internacional Titulo
Tratamento de câncer infantil causa doenças crônicas, diz estudo
Da AFP
27/06/2007 | 20:47
Compartilhar notícia


A maioria das crianças submetidas a tratamentos contra o câncer pode desenvolver problemas crônicos de saúde ao longo da vida. A causa, segundo estudo divulgado nesta terça-feira, além da própria doença, está relacionada a complicações no tratamento.

Pesquisadores holandeses conduziram um amplo trabalho a longo prazo com mais de 1,3 mil crianças que sobreviveram ao câncer. Os resultados, publicados na revista da JAMA (American Medical Association), revelaram que 75% delas acabaram desenvolvendo uma ou mais enfermidades crônicas entre 20 e 30 anos de idade. As doenças mais graves associadas aos tratamentos oncológicos (quimioterapia, radioterapia ou cirurgias) incluem obesidade, infertilidade, problemas neurológicos, de aprendizagem, comportamentais e hormonais, além do aparecimento de cânceres secundários.

Os pesquisadores também descobriram que a radioterapia, quando utilizada como único tratamento contra o câncer, provoca um número maior de enfermidades crônicas do que a quimioterapia ou os procedimentos cirúrgicos.

Os resultados do estudo apontam para a necessidade de um acompanhamento contínuo de jovens pacientes com câncer para que os problemas decorrentes dos tratamentos oncológicos possam ser diagnosticados e tratados quanto antes, afirmam os autores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;