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Atlas da indústria paulista

Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, da Fundação Prefeito Faria Lima, recomendou o Atlas da Competitividade da Indústria Paulista

Wilson Marini
09/06/2011 | 00:00
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O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, da Fundação Prefeito Faria Lima, recomendou nesta semana o Atlas da Competitividade da Indústria Paulista, montado a partir de dados compilados de aplicativo de consulta on-line. O Cepam é um órgão que apoia os municípios no aprimoramento da gestão e no desenvolvimento de políticas públicas.

O objetivo do atlas é identificar as vocações territoriais de municípios e regiões, a fim de fomentar setores econômicos e promover atividades de atração de empresas e investimentos. O atlas permite acompanhar a evolução do emprego; arrecadação; número de estabelecimentos instalados; salários médios mensais; massa salarial anual, infraestrutura e logística; capital humano; tecnologia e investimentos. E fornece também indicadores específicos de setores industriais, fornecedores e concorrentes. "O instrumento contribuirá no planejamento e na tomada de decisões sobre políticas públicas e desenvolvimento regional", avalia o Cepam. O interior de São Paulo ganha, assim, um importante referencial na área econômica.

Mapa

A ferramenta virtual foi desenvolvida pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com o apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe São Paulo e lançada em abril na sede da Fiesp.

O mapa apresenta variáveis acerca de múltiplos temas, e todas podem ser combinadas de diferentes maneiras para a construção de indicadores. Os dados incluem, por exemplo, o nível de atendimento do abastecimento de água ou da coleta de lixo nos municípios e os coeficientes de especialização de estabelecimentos ou empregados.

Em depoimento ao Cepam, o secretário de Desenvolvimento de Franca, Alexandre Ferreira, por exemplo, afirma que o atlas "será mais uma fonte de informações que poderá subsidiar a definição de políticas públicas de desenvolvimento municipal e regional". Segundo ele, o atlas "é importante ao mostrar que estamos no caminho certo, na busca de melhores estratégias, para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade".

De acordo com o Cepam, um dos motivos que levaram à elaboração do mapa foi o fato de nenhum projeto ter usufruído dos R$ 2,6 milhões destinados pelo governo de São Paulo para o Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional, no ano passado. A expectativa é de que a ferramenta contribua para isso de agora em diante. Para a Fiesp, "o conjunto de indicadores irá municiar os planejadores estratégicos e a indústria, oferecendo diagnósticos e serviços tecnológicos, além de fazer um retrato fiel à fotografia das reais vocações regionais aptas a receberem investimentos".

Bullying

Temos estimulado nesta coluna a participação dos leitores a respeito do tema. O professor Fabiano de Souza, de Araçatuba, enviou a sua opinião. Os trechos principais:

"Para tentarmos amenizar e conscientizar nossos alunos, precisamos fazer com que os pais participem mais ativamente nos processos de ensino e aprendizagem. (...) Quando os pais aceitam esse delito dos filhos, estão lhe dando autoridade que acaba gerando poder. Como não tem conhecimento, muito menos sabedoria, o ignorante transforma suas vontades e instintos em leis impostas tiranicamente. A criação pelos próprios alunos das redes municipais de cartilhas produzidos por eles mesmos mostra que podemos deixá-los mais preparados para essa diversidade que temos hoje na nossa sociedade.

Nenhuma criança nasce com instinto animal agressivo para bater ou matar. A criança é o que ela vivencia no seu contexto familiar. Os pais são a base de tudo. A escola é sua sustentação na formação, por isso precisamos entender suas origens, que tipo de ambiente social essa criança está sendo desenvolvida, quais são suas referências nesse ambiente social (positivo ou negativo), entre outros.

(...) O caminho é longo, a carência é imensa, mas enquanto seres humanos devemos respeitá-los acima de tudo, buscar e fazer o bem a todos. (...) O grande desafio de pais e educadores é a superação pelas diferenças sociais.

Alguns valores que se perderam na estrutura familiar e que precisamos resgatá-los são: a capacidade de ensinar a dizer ‘obrigado'; o sentimento de gratidão reforça os relacionamentos e inspira a boa conduta; a disciplina, princípio importante na formação da autoestima e do caráter próprio; castigos e punições: gritando ou batendo, perde-se a autoridade da ética e a força da razão.




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