Cultura & Lazer Titulo
Sobre restauração
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
09/05/2007 | 07:09
Compartilhar notícia


Uma restauração que respeitou funcionalidade e patrimônio público. Como isso ocorreu é o que pretendem explicar o engenheiro civil Pedro Tadeu Caniato e o restaurador Milton Takeji Nishiyama, da empresa Eppo (Engenharia Paulista de Projetos e Obras), responsável pela restauração da Casa do Olhar Luiz Sacilotto (r. Campos Sales, 414, Centro, Santo André. Tel.: 4992-7730).

A Eppo fez obras de restauração do Mercado Municipal e da Sala São Paulo. Os dois profissionais apresentam nesta quinta-feira, às 18h, em um bate-papo aberto a leigos e profissionais, a metodologia executada em Santo André e o processo de restauro da Casa do Olhar. A conversa terá como ilustração a própria Casa, além de projeção de slides, com fotografias da execução da obra desde o início.

A restauração da Casa do Olhar precisou em algumas etapas de especificações técnicas particulares. Uma delas foi a criação de uma ferramenta específica para fazer moldes de frisos e balaústres, inexistentes em outras edificações. “A metodologia dos restauros que executamos é a mesma, mas não podemos comparar uma obra com outra, pois cada restauração é única”, diz Caniato, que coordenou a obra civil.

“Uma cidade que não preserva bens patrimoniais fica sem história. Queremos mostrar a importância da preservação”, afirma Nishiyama. O restaurador falará sobre o relato técnico da obra, a escolha da metodologia, a divisão de etapas e as pesquisas de definição sobre o que e como seria feito (vitrais, paredes e alvenaria, por exemplo) além de estudos específicos para ornamentos e molduras. “O grande desafio foi restaurar o brasão, a partir de pesquisa em fotos e estudos do remanescente”, diz.

As palestras e cursos de formação artística na Casa do Olhar continuam neste mês de reabertura do espaço cultural. Sábado, a partir das 11h, igualmente aberta ao público, é a vez da palestra A Formação de Ateliê Aberto de Gravura, com Paulo Penna e Claudio Maburac, coordenadores e gravadores do ateliê do Museu Lasar Segall. E a partir do dia 15 abrem as inscrições para cursos de multiplicação da imagem.

Além das palestras e cursos, a Casa do Olhar continua com a mostra inédita de um conjunto de telas da fase figurativa de Luiz Sacilotto (1924-2003), artista andreense que se destacou no movimento concretista brasileiro, que fez retratos e paisagens antes de encontrar seu meio de expressão entre a geometria de cores e formas.

Poesia - Nesta quarta-feira, a Casa da Palavra (pça. do Carmo, 171, Centro, Santo André) dedica o dia a poesia. Na hora do almoço, das 12h às 13h, e com entrada franca, Ana Cristina César, do site Escritoras Suicidas, lê poemas ao som de piano de Douglas Régis. À noite, às 19h, os editores Eduardo Lacerda e Andrea Catrópa, lançam no local o jornal independente O Casulo, do blog o-casulo.blogspot.com, também com leitura.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;