Setecidades Titulo Iniciativa
Tite quer incluir S.Caetano em consórcio nacional por vacina

Prefeito envia projeto para a Câmara e espera aprovar inclusão em grupo com 1.700 cidades

Yara Ferraz
08/03/2021 | 00:37
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano envia hoje para a Câmara projeto de lei do prefeito Tite Campanella (Cidadania) para incluir a cidade na mobilização da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), que busca a aquisição de vacinas contra a Covid.

Segundo o chefe do Executivo, essa é mais uma possibilidade para tentar comprar imunizantes para a cidade. “Já temos três protocolos de intenção de compra com os principais fabricantes de vacina do mundo, o Butantan (que produz a Coronavac), a Janssen (braço da farmacêutica Johnson & Johnson) e a Sputnik (desenvolvida pelo Centro Gamaleya, na Rússia), essa última junto ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Agora estamos atrás de novo convênio, desta vez para poder negociar com a Pfizer, a Oxford (Astrazeneca) e a Moderna. Mas, para isso, precisamos da apreciação da Câmara dos vereadores, o que aguardamos com a máxima urgência”, afirmou.

De acordo com a FNP, mais de 1.700 municípios brasileiros manifestaram interesse em aderir ao consórcio público para compra de vacinas contra a Covid. A iniciativa foi batizada de Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) e dará suporte aos municípios caso o PNI (Programa Nacional de Imunização) não consiga suprir a demanda de imunizante para cumprir a sequência dos grupos prioritários da vacinação.

A FNP disse que vai esperar até o dia 19 de março que as cidades enviem cópias dos projetos de lei aprovados para realizar, no dia 22 de março, assembleia de instalação do consórcio. “É bem simples a lei. Peço às câmaras municipais de todo o Brasil que tenham agilidade, pois vamos dar prazo de duas semanas para essa aprovação. A intenção é já ter o consórcio constituído no dia 22 de março, com CNPJ e oficialmente apto para a compra de vacinas”, afirmou o presidente da FNP, Jonas Donizete.

VACINAÇÃO
Enquanto espera por mais doses de imunizantes, Tite Campanella destacou a velocidade da campanha de vacinação na cidade, que, proporcionalmente à população, é a que mais vacina no Estado. “A partir desta semana vamos vacinar os moradores com mais de 77 anos de idade. Somos a cidade que mais vacina e tudo vem sendo feito de uma forma muito tranquila, com agendamento”, comentou.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;