Economia Titulo
Alemanha pode violar o pacto de estabilidade em 2005
Por Da AFP
22/11/2004 | 14:53
Compartilhar notícia


O Bundesbank (Banco Central alemão) advertiu nesta segunda-feira que existe um "risco importante" que o déficit público da Alemanha ultrapasse novamente, em 2005, a taxa de 3% do PIB (Produto Interno Bruto), fixada pelo pacto de estabilidade da zona do euro, apesar das medidas anunciadas pelo governo.

"Não é certo que as medidas previstas (pelo governo do chanceler alemão Gerhard Schroeder) sejam suficientes para que a Alemanha se mantenha dentro dos termos do pacto europeu de estabilidade em 2005, depois de ter violado os limites do pacto por três anos consecutivos", estimou o Bundesbank em seu informe mensal de novembro.

O governo conta com um déficit público reduzido de 2,9% do PIB no próximo ano, graças a um pacote de medidas econômicas apresentadas no começo deste mês.

Entre outras medidas, o executivo alemão prevê um congelamento dos salários dos funcionários públicos. No entanto, o Bundesbank argumenta que as medidas "são em sua maior parte pontuais, sujeitas à elaboração de futuros orçamentos".

O banco central alemão não é o único que questiona a capacidade do governo alemão de limitar o déficit público a 3% do PIB. Na semana passada, o conselho de especialistas econômicos independentes que assessora o governo alemão, mais conhecido como o grupo dos "cinco sábios", estimou em seu aguardado informe anual que o déficit público da Alemanha será de aproximadamente 3,5% do PIB no próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;