Setecidades Titulo Prazo de 90 dias
Municípios correm para adequar sistema de remédios

Base de dados do Ministério da Saúde para compra e distribuição dos itens começou a funcionar ontem

Bia Moço
Especial para o Diário
26/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Letícia Teixeira/PMSCS


 O Ministério da Saúde lançou, na terça-feira, sistema para controlar a compra, a distribuição, o uso e os estoques de medicamentos no SUS (Sistema Único de Saúde). Embora a base de dados tenha começado a funcionar oficialmente ontem, dando prazo de 90 dias para que Estados e municípios se adequem e possam implantar o controle – que deverá substituir planilhas manuais –, as cidades da região ainda não sabem se vão ter de modificar o sistema utilizado, e como fica a partir dessa determinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, 80% do sistema utilizado no País ainda é feito de forma manual, e para evitar erros, a normativa foi instituída. Além disso, o SUS alertou que aqueles que não cumprirem o prazo terão suspensos os repasses de recursos de assistência farmacêutica até a regularização do envio das informações.

As Prefeituras do Grande ABC informaram que, até o fechamento desta edição, não haviam recebido nenhuma notificação e que aguardam informações do Ministério da Saúde a respeito do acesso. Algumas cidades já utilizam sistema informatizado privado, ou seja, pagam recursos particulares para realizar a organização.

Em Santo André, a Prefeitura informou, por meio de nota, que a atual gestão desenvolveu o programa QualiSaúde, que trará a informatização da rede com prontuários eletrônicos, além do controle de medicamentos em estoque e nas unidades. “Estamos promovendo a melhor gestão de recursos, com a distribuição conforme necessidade real de cada unidade. Hoje o processo é feito manualmente, por meio de planilhas.”

Em São Bernardo a administração destaca que o sistema ainda está em fase de implantação. Já em São Caetano atualmente o controle é feito pelo sistema contratado Unihealth – a Pasta comunicou que, assim que for notificada, atenderá todas as diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde. Em nota, a Prefeitura de Mauá informou que já vem utilizando o novo sistema de dados do SUS na maioria das unidades de Saúde da cidade e está implementando nas unidades que ainda não possuem o novo sistema de monitoramento online da plataforma Horus.

As demais Prefeituras da região não deram retorno até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;