Economia Titulo
Bush pede a bancos doações aos países mais pobres
Das Agências
17/07/2001 | 14:56
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu esta terça-feira ao Banco Mundial e aos bancos de desenvolvimento dos países industrializados que concedam doações e não empréstimos aos países mais pobres.

"Especificamente, proponho que até 50% dos fundos concedidos pelos bancos de desenvolvimento às nações mais pobres sejam outorgados como doações para educação, saúde, nutrição, distribuição de água, higiene e outras necessidades humanas", afirmou Bush.

Também pediu a todos os bancos de desenvolvimento multilateral para aumentar o dinheiro destinado aos fundos para a educação e ligar o apoio mais diretamente a resultados claros e mensuráveis.

"Seria um grande passo adiante. O alívio da dívida é realmente uma indenização a curto prazo", disse o presidente americano em um discurso na sede do Banco Mundial.

Na ocasião, Bush anunciou suas prioridades para sua primeira cúpula do G8 na Itália, que terá lugar de 20 a 22 de julho em Gênova.

Em seu discurso, Bush urgiu às nações mais ricas trabalharem em "sociedade" com os países em vias de desenvolvimento para fomentar a paz global e a prosperidade, e combater a AIDS, especialmente na África.

O presidente americano irá a Londres amanhã quarta-feira, para em seguida se dirigir a Gênova, Itália, para a reunião do G8. Na próxima segunda-feira, ele deve se reunir com o Papa João Paulo II, em Roma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;